PROJETO PAMPEANO:A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POSSIBILITANDO O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

  • Beatriz Lorscheitter
  • Gabriela Lopes de Souza
  • Maitê Guimarães Pinto
  • Rogerio Pacheco Bras
  • Marjori Gonçalves Lencina
  • Rafael Balardim
Rótulo Cidadania, Educação, Inclusão, ENEM

Resumo

PROJETO PAMPEANO:A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POSSIBILITANDO O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR Grande maioria dos indivíduos, ao adentrarem na faculdade, necessitam de subsídios tais como: transporte, moradia estudantil, alimentação e bolsas de trabalho (Davila, 2011). Neste contexto surge o Pampeano com o intuito de corroborar com a democratização do ensino e o acesso à formação superior. De acordo com Zago (2009) esse é o propósito principal quanto ao surgimento dos cursinhos sociais e/ou comunitários, evidenciando que o primeiro surgiu em 1962, ligado à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. O Projeto Pampeano surge como um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento, com o objetivo de proporcionar, de forma gratuita, maiores condições de acesso ao ensino superior público à população em vulnerabilidade socioeconômica da região de SantAna do Livramento/RS. Para isso, as atividades desempenhadas assemelham-se as dos tradicionais cursinhos pré-vestibulares, contudo, tendo em sua base o princípio de total acessibilidade, utilizando da colaboração efetiva e facultativa de discentes dos diversos cursos do Campus. É de suma importância salientar que para que o projeto funcione de forma efetiva é necessário a equipe de apoio à gestão, bem como, os professores. Sendo estes totalmente voluntários, se empenham em dedicar tempo e compartilhar sabedoria com os alunos. Escolheu-se como foco de preparo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez notada sua crescente utilização como principal meio de acesso às Instituições de Ensino Superior no Brasil. Metodologicamente, a preparação do projeto é feita por meio de três núcleos que formam sua organização: a direção geral; a organização geral e; os professores. Importante destacar que todo este núcleo estruturante do projeto é composto por 30 discentes voluntários da própria comunidade acadêmica. Desde sua primeira edição (2014), até sua última edição finalizada (2018), teve-se um total de 235 participantes em que destes, 65 foram aprovados em instituições públicas e/ou privadas. Espera-se um aumento nos índices de aprovação para a edição que está em andamento (2019). Para tanto o projeto tem contando com total apoio por parte da comunidade acadêmica da UNIPAMPA - Campus SantAna do Livramento, que estimula e motiva a continuação do Projeto. Palavras-chave: 1. Cidadania 2. Educação 3. Inclusão 4.ENEM DAVILA, G. T. e colaboradores. Acesso ao ensino superior e o projeto de ser alguém para vestibulandos de um cursinho popular. Psicologia & Sociedade, v.23, 2011. ZAGO, N. Pré Vestibular Popular e Trabalho Docente: Caracterização Social e Mobilização, Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v.4, n.8, p.253-274, 2009.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
LORSCHEITTER, B.; LOPES DE SOUZA, G.; GUIMARÃES PINTO, M.; PACHECO BRAS, R.; GONÇALVES LENCINA, M.; BALARDIM, R. PROJETO PAMPEANO:A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POSSIBILITANDO O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.