DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE BOLETIM INFORMATIVO VIRTUAL

  • Karina dos Santos Ramos
  • Carolina Schefelbanis Araujo
  • Daniela dos Santos Brum
Rótulo Informavet, PET, veterinária, compartilhamentos, Facebook, boletins, informativos

Resumo

O informavet é um projeto de extensão desenvolvido pelo grupo do Programa de Educação Tutorial - PET Veterinária da Universidade Federal do Pampa. Foi criado em 2014 e tem como objetivo principal a divulgação das atividades realizadas pelo grupo, acontecimentos importantes do campus, também divulgando descobertas importantes na área da medicina veterinária e da sociedade atual. Inicialmente, os boletins eram impressos e distribuidos semestralmente pelo campus. No entanto, com grande difusão da busca por informações através da internet, o informavet passou a ser publicado no site e em redes sociais como Facebook e Instagram, possibilitando a integração entre o grupo PET e a comunidade acadêmica, gerando visibilidade para a Universidade. O boletim ainda fornece a oportunidade dos petianos redigirem texto e formarem senso critico e intelectual em relação a sociedade atual. Reconhecendo a importância da transmissão de informações verídicas à sociedade acadêmica, esse trabalho visa relacionar o número de compartilhamentos do Informavet no Facebook com o alcance de pessoas nessas publicações, de modo a analisar a relevância dessa ação para a contribuição da disseminação de conhecimento. Segundo Aline Lima e Isa Freire (2014), o compartilhamento de informações e conhecimento, além de promover ações entre os atores sociais e a socidade, é uma reconstrução prática da cidadania. Um papel importante de retribuição à sociedade em que os acadêmicos estão inseridos. Para tal, foram consultados e analisados 13 boletins publicados no Facebook, sendo 7 do ano de 2018 e 6 do ano de 2019. A partir desses dados foi feito um levantamento que relacionam o número de pessoas alcançadas com o de compartilhamentos. Para a análise, as publicações foram separadas em grupos de acordo com o número de visualizações, sendo o primeiro de 0 a 500 pessoas, o segundo de 500 a 1.000, o terceiro de 1.000 a 2.000 e o quarto acima de 2.000 pessoas. Posteriormente foi feito a média de compartilhamentos de cada grupo. As análises resultaram em uma média de 3 compartilhamentos no grupo 1, 5 no grupo 2, 14 no grupo 3 e 61 no grupo 4. Sendo que o primeiro e segundo continham 5 notas, o terceiro 2 e o quarto 1 nota. Sendo possível identificar que os grupos de maior número de alcance de pessoas, como o 3 e 4, obtiveram uma média alta de compartilhamentos, já os de menor número de pessoas, como o 1 e 2, tiveram números mais baixos. A partir da análise dos resultados, é possivel concluir que quanto maior o número de compartilhamentos, maior é o número de visualizações e, consequentemente, da difusão das informações contidas nesses boletins informativos. Portanto, é imprescindível ressaltar a relevância da disseminação dos informavets virtualmente, via Facebook, instagram e todas as outras redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
DOS SANTOS RAMOS, K.; SCHEFELBANIS ARAUJO, C.; DOS SANTOS BRUM, D. DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE BOLETIM INFORMATIVO VIRTUAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.