TECNOLOGIAS DE PROTOTIPAGEM E CORTE A LASER PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

  • Myllena Carvalho
  • Mariana Oliz Alves
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
  • Cristiano Correa Ferreira
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira
Rótulo Modelagem, Prototipagem, Impressão, 3D

Resumo

A modelagem computacional tridimensional (3D) vem sendo alvo de pesquisas desenvolvidas pelo núcleo de desenho gráfico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus / Bagé (Ferreira&Ferreira, 2019). A utilização da tecnologia 3D oportuniza novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, excedendo as fronteiras entre o real e o virtual (ROCHA, 2018). O presente trabalho apresenta uma aplicação da tecnologia de prototipagem e o corte a laser na construção de instrumentos didáticos para o Ensino da Matemática, especificamente para a demonstração do Teorema de Pitágoras. Para tal, foi utilizada uma impressora 3D da marca Sethi 3D Aip A3 e filamento do material ABS nas cores de vermelho, amarelo, natural e azul. Primeiramente foi feita a modelagem utilizando o software CAD Solidworks de diversas peças e diferentes tamanhos como: primas de base retangular; um prisma cuja base é um triângulo retângulo e um outro prisma que possui na sua base dois lados de 50 mm, um de 70 mm e um 10 mm com ângulo de 90° e os demais de 126,87°.Todas as peças citadas anteriormente possuem uma espessura de 6 mm. Também foram feitas uma caixa de 110x110mm internamente com 102x102mm externamente que possui 18mm altura e uma outra caixa menor de área externa 90x90mm por 82x82mm de área interna Após as peças estarem prontas as mesmas foram salvas no formato stl e enviadas para o software (CAM) repetier host que é responsável por preparar os objetos que serão impressos na manufatura e como configuração desse sistema determinou-se que a qualidade de resolução das peças seria de 0,15 mm. As duas caixas foram recortadas na cortadora a laser. Depois de prontas foi possível encaixar dentro da caixa de 110x110 mm o retângulo maior e 4 peças do último prisma caracterizado. Procedimento semelhante foi feito para a outra caixa, porém com uso dos outros prismas. Ao final pode-se destacar que este trabalho atingiu o resultado esperado de projeto e desenvolvimento tanto para modelagem 3D quanto para a prototipagem e cortadora a laser das peças o Teorema de Pitágoras. Vale destacar, que esse material foi utilizado em uma intervenção pedagógica no 9° ano do Ensino Fundamental, como parte de um TCC do curso de Licenciatura Matemática da unipampa, bem como do projeto de extensão intitulado Inserção da prototipagem 3D no processo de desenvolvimento de produtos para profissionais da educação. ROCHA, Leonaldo Viegas da. Uma aplicação da tecnologia de impressão 3D no ensino da matemática: construindo instrumentos didáticos para a sala de aula. 2018. FERREIRA, Cristiano Corrêa; FERREIRA, Vera Lúcia Duarte. Desenvolvimento de Técnicas de Visualização e Modelagem do Desenho 3D para Estudantes do Ensino Médio da Cidade de BagéRS: um Estudo de Caso. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 23, p. e05-e05, 2019.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
CARVALHO, M.; OLIZ ALVES, M.; APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D.; CORREA FERREIRA, C.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V. TECNOLOGIAS DE PROTOTIPAGEM E CORTE A LASER PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.