LABORATÓRIO DE ENSINO EM DANÇA E OUTRAS EXPRESSÕES CÊNICAS: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO

  • Taina Pereira
  • Vera Lucia Gainssa Balinhas
  • Luan Machado Maidana
  • Mayckel Jean Moreira Silva
  • Alvaro Luis Avila da Cunha
Rótulo Ensino, Dança, Cultura, Corporal

Resumo

A Educação Física vem ampliando seu horizonte de atuação, nas práticas corporais. Várias possibilidades são abertas para a inclusão de dimensões até então negligenciadas em nossa docência - artística, ambiental, política, entre outras. O artigo apresenta um projeto de extensão que envolve formação, ensino e intervenção na comunidade acadêmica e nas escolas de educação básica, tendo como ênfase a dança e outras expressões cênicas. O projeto já está em andamento e envolve os cursos de Licenciatura em Educação Física-Universidade Federal do Pampa e de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pelotas. Temos como objetivos: possibilitar experiências de formação, ensino e intervenção; promover intercâmbio entre o curso de Licenciatura em Educação Física o curso de Licenciatura em Dança; realizar oficinas e intervenções e proporcionar práticas que ampliem as vivências corporais, o autoconhecimento e a criação coletiva.Neste momento, além da montagem do projeto, começamos a constituir um grupo e conhecer repertórios e expectativas d@s integrantes. Algumas composições coreográficas e costuras com outras artes cênicas estão sendo construídas. Visitaremos escolas, apresentando esquetes e oferecendo oficinas. Reconhecendo o campo específico da dança dentro das artes, e a dança como manifestação da cultura corporal do movimento, emerge a necessidade de compartilhar diferentes pontos de vista acerca dos seus saberes. Partimos da percepção de que a comunicação entre arte e corpo é cada vez mais necessária em processos educativos, uma vez que estes têm sido orientados para a racionalidade da produção, desconsiderando aspectos estéticos, lúdicos, não classificatórios, afetivos, criativos... Constituímos um grupo de estudo e oficinas, articulando a pesquisa bibliográfica com o processo criativo. Nossa intenção é atingir às escolas, possibilitando a vivência e a experiência do movimento, assim como ampliar a concepção de Educação Física Escolar, com apoio da equipe diretiva. Após cada encontro na escola, haverá rodas de conversas. Estamos pesquisando concepções de dança, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e o autoconhecimento, pautados pela intervenção na realidade.Enfrentamos desafios como e a indisponibilidade de horários d@s acadêmic@s interessad@s. Apresentamos o projeto em evento na Universidade Federal do Rio Grande, participamos de oficinas e construímos coreografia coletivamente. Estas experiências têm nos fortalecido para superar as dificuldades. A arte é capaz de potencializar e ampliar possibilidades de perceber o mundo e pensá-lo de maneira colaborativa, menos injusta socialmente e, necessariamente, apaixonada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
PEREIRA, T.; LUCIA GAINSSA BALINHAS, V.; MACHADO MAIDANA, L.; JEAN MOREIRA SILVA, M.; LUIS AVILA DA CUNHA, A. LABORATÓRIO DE ENSINO EM DANÇA E OUTRAS EXPRESSÕES CÊNICAS: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.