MÉTODO PILATES NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Bruna Garcia Bibiano
  • Susane Graup
  • Rodrigo Balk
  • Tassiane Suterio
  • Carla Gabriela
  • Simone Lara
Rótulo MÉTODO, PILATES, CRIANÇAS, QUALIDADE, DE, VIDA

Resumo

INTRODUÇÃO: A literatura retrata inúmeros benefícios com relação à atividade física quando praticada desde a infância. Dentre esses ganhos, encontram-se a diminuição de sintomas depressivos e ansiedade, um efeito de proteção contra as doenças crônico-degenerativas, especialmente as de origem cardiovascular. O objetivo principal da prescrição de atividade física na criança e no adolescente é criar o hábito e o interesse pela atividade física, e não treinar visando desempenho. Dentre as possibilidades de atividade física, é possível destacar o Método Pilates, que integra um programa de exercício físico, baseado em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos. O método compreende seis princípios, assim sendo: concentração, controle, precisão, centralização (power house), respiração, fluidez. Assim, o presente estudo tem como objetivo descrever, a partir de um relato de experiência, os benefícios da prática do Método Pilates sobre a qualidade de vida de crianças. METODOLOGIA: Esse relato de experiência baseia-se em descrever as ações de um projeto de extensão, realizado desde 2013, em uma escola pública municipal em Uruguaiana/RS, e, conforme sua natureza, também foi registrado como projeto de pesquisa e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UNIPAMPA (registro n. 2.063.873). Cabe ressaltar que o estudo está em andamento ao longo deste ano em vigência. Participaram neste período (2013 2019), aproximadamente 170 alunos, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre 6 a 12 anos, todos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os escolares praticaram um protocolo de exercícios baseados no método Pilates, por meio de exercícios praticados no solo/ mat Pilates, acessórios e em aparelhos específicos do Pilates, em uma sala de aula, cedida pela própria escola. Os escolares foram submetidos a avaliações antes e após praticarem o método Pilates, a fim de identificar os efeitos da prática dos exercícios. RESULTADOS: Identificamos contribuições relevantes da prática do Método Pilates sobre as variáveis de desenvolvimento motor e equilíbrio postural, postura, níveis de atenção e aprendizagem e na força muscular respiratória. Cabe ressaltar que neste ano de 2019 estamos analisando os efeitos da prática do método sobre o equilíbrio em crianças com sintomas de asma, bem como sobre um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem. Como aspectos positivos, é possível destacar a notável melhora em relação à aprendizagem motora e o controle dos movimentos, conforme as crianças vão praticando o método. Como pontos negativos, podemos citar a dificuldade de algumas crianças entenderem os movimentos e os princípios do método. CONCLUSÕES: Com base nos resultados positivos encontrados, conclui- se que o Método Pilates, quando praticado na infância, pode representar uma alternativa lúdica e assim, contribuir sobre a qualidade de vida de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
GARCIA BIBIANO, B.; GRAUP, S.; BALK, R.; SUTERIO, T.; GABRIELA, C.; LARA, S. MÉTODO PILATES NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.