EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALÉM DA PRÁTICA

  • Júlia Rodrigues Rocha
  • José Antônio da Silva Ferreira Junior
  • Letícia Corrêa Vaz
  • Mauren Assis de Souza
  • Gustavo Cassol
Rótulo Educação, Física, Fisiologia, exercício, Ensino, médio

Resumo

A educação física escolar apresenta uma possibilidade de intervenções diversificadas que vão muito além da prática de esportes. Nesse contexto, o entendimento das mudanças fisiológicas ocasionadas pela prática de exercício físico (PEF) no metabolismo necessitam ser exploradas. Além disso, o conhecimento sobre as consequências de um estilo de vida sedentário também é importante. Este projeto de extensão tem como objetivo debater processos fisiológicos que ocorrem com a PEF, não apenas a nível periférico, mas também a nível central. Outro objetivo foi a divulgação e popularização da ciência e neurociência e aproximação dos alunos do ensino médio com a universidade, visando incentivar a entrada no ensino superior e contribuir para a escolha de curso. Até o presente momento realizamos 5 encontros com 52 alunos do primeiro ano do ensino médio da escola I.E.E Elisa Ferrari Valls. No primeiro encontro foi realizada a apresentação do projeto. No segundo encontro foi abordada a temática de estruturas celulares, suas funções e suas aplicações ao exercício. No terceiro encontro foi abordado a temática bioenergética e colocamos em evidência sua utilização durante exercício. No quarto encontro foi abordado a atuação do sistema nervoso, sua célula funcional, como ocorrem as sinapses, e como nosso corpo reage a determinados estímulos. E no quinto encontro finalizamos o projeto com uma apresentação artística dos alunos acerca de algum dos temas que foram tratados anteriormente. Ao final do segundo, terceiro e quarto encontro, foram feitas atividades práticas acerca do conteúdo para melhor compreensão. Os escolares responderam um questionário após a intervenção. Para a pergunta Você acredita que participação em atividades como essa podem influenciar na sua escolha de graduação? as respostas foram:6 concordaram totalmente, 28 concordaram,12 não concordaram nem discordaram,12 discordaram e 4 discordaram totalmente. Você conseguiu relacionar o que aprendeu com o conteúdo abordado (fisiologia do exercício) ao longo do trimestre com seu dia-a-dia?2 não souberam responder, 1 discordou totalmente, 2 discordaram parcialmente, para 8 indiferentes, 23 concordaram parcialmente, 14 concordaram totalmente. Com o conteúdo abordado pelo projeto, você consegue fazer uma relação com outras disciplinas/conteúdos ofertados de forma regular, pela escola? 2 discordaram totalmente, 1 discordou parcialmente, para 14 indiferente, 20 concordaram parcialmente, 13 concordaram totalmente. O projeto mudou sua visão sobre a Educação Física? 1 discordou totalmente, 1 discordou parcialmente, 5 foi indiferente, 13 concordaram e 30 concordaram totalmente. A participação no projeto influenciou na sua decisão de PEF? 7 discordaram totalmente, 3 discordaram parcialmente, 13 foi indiferente, 16 concordaram e 11 concordaram totalmente. Conclui-se que os alunos acharam relevantes os temas abordados nas aulas, puderam ter outra visão do curso de educação física, mas não os influenciou na PEF.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
RODRIGUES ROCHA, J.; ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA JUNIOR, J.; CORRÊA VAZ, L.; ASSIS DE SOUZA, M.; CASSOL, G. EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALÉM DA PRÁTICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.