PROJETO DE EXTENSÃO: “PROFIS E TAES – MEXAM-SE COM PILATES”

  • Greiky Rodrigues
  • Luís Paulo dos Santos Ribas
  • Silvia Luci De Almeida Dias
Rótulo Método, Pilates, flexibilidade, qualidade, vida

Resumo

O Método Pilates, criado por Joseph H. Pilates está alicerçado nos princípios da concentração, controle, precisão, respiração, utilização do centro de força e fluidez do movimento. Consiste em um conjunto de movimentos em que a coluna vertebral deve permanecer em posição neutra, com a pelve, sempre buscando uma melhora na coordenação da respiração com o movimento do corpo nas posições em solo. Esse Método possibilita um ganho de flexibilidade geral, força muscular postural e diminuição da dor, resultando em uma melhora progressiva do bem-estar físico e emocional. O objetivo deste trabalho é descrever o Projeto de Extensão: Profis e Taes-mexam-se com Pilates. Trata-se de um relato de experiência produzido pela equipe do Projeto de Extensão do Curso de Fisioterapia da Unipampa, campus Uruguaiana. Participam do projeto técnicos administrativos (4) e docente (1). As aulas são elaboradas pelos monitores, compostas por músicas relaxantes e sequências variadas de repetições dos exercícios do Método Pilates no solo, com o auxílio de colchonetes, bolas e acessórios, todas estas aulas são planejadas e registradas previamente em um caderno. As mesmas acontecem duas vezes por semana, no período das 12h15min às 13h, no Lab. 207, desde 2017. Os graus de dificuldade dos exercícios dependem do desenvolvimento do participante, variando do nível básico ao avançado, sendo adaptados e decompostos os exercícios, quando necessários. Cada aula inicia com aquecimento e se encerra com relaxamento, buscando promover, integrar e fortalecer corpo e mente. Os exercícios mais usados: the hundred, spine twist, saw, single leg circles, leg pull back, leg pull front, mermaid, side kick up and down, single leg stretch, double leg stretch, single straight leg stretch, teaser. Cada exercícios é repetido no máximo 8 (oito) vezes. Para todos os participantes são utilizados o comando verbal e o contato manual, com o intuito de promover a correta manutenção da postura e respiração. As cunhas de espuma são usadas para auxiliar na postura daqueles que possuem alguma fraqueza muscular e desequilíbrio postural. Observou-se uma dificuldade na obtenção dos movimentos corretos aliados à respiração e contração do centro de força, entretanto, isso foi sendo modificado no decorrer das aulas. Os integrantes relatam uma melhora da postura, alívio do estresse e uma diminuição significativa das dores musculares, o que implicou na disposição dos mesmos para realizarem suas atividades ocupacionais. Segundo os relatos, a presença da música de relaxamento durante os exercícios foi benéfica, proporcionando uma melhora da concentração e execução dos movimentos. Sendo assim, notou-se que o grupo se mostrou participativo e interessado na realização dos exercícios. Assim como, ao longo das aulas, houve melhora da flexibilidade, do controle da respiração e da consciência corporal, indicando a relevância do Método Pilates na qualidade de vida dos participantes.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
RODRIGUES, G.; PAULO DOS SANTOS RIBAS, L.; LUCI DE ALMEIDA DIAS, S. PROJETO DE EXTENSÃO: “PROFIS E TAES – MEXAM-SE COM PILATES”. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.