PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE EXERCÍCIOS DE PILATES NA EXTENSÃO

  • Luis Paulo Ribas
  • Greiky Pereira Rodrigues
  • Silvia Luci De Almeida Dias
Rótulo Pilates, Condicionamento, físico, Respiração

Resumo

O método Pilates é um sistema de exercícios que visam o alongamento e o fortalecimento muscular desenvolvido há cerca de 90 anos por Joseph H. Pilates. Entre seus benefícios estão a melhora da postura, tonificação muscular, aumento da flexibilidade e equilíbrio corporal. Os princípios intrínsecos prevalentes no método incluem concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração, que associados fundamentam todos os exercícios do Pilates. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência sobre o planejamento e desenvolvimento das aulas de Pilates, que ocorrem no Projeto de Extensão: Profis e Taes - Mexam-se com Pilates. O projeto acontece duas vezes por semana, com duração de 45 minutos. No início do semestre havia planejamento para 6 exercícios, que variavam de básicos a avançados, com 6 repetições cada. Progressivamente foi aumentando o número de exercícios (chegando a 10) e de repetições (chegando ao máximo a 8). Sempre se inicia o aquecimento com o exercício The Hundred. Nas segundas se realiza: Sereia, Serrote, Alongamento das duas pernas, rotação da coluna, elevação com chute lateral e provocador. Nas quartas: Rolar como uma bola, alongamento de uma perna, alongamento de uma perna estendida, alongamento das duas pernas estendidas, elevação da perna de frente e de costas. O rolar como uma bola e o provocador são os exercícios mais difíceis para os participantes. Antes de cada exercício é feito um aquecimento, associando a respiração com o controle, precisão, concentração, centralização e fluidez do exercício. Com base nos 6 princípios do Pilates, a respiração é o princípio mais difícil para ser entendido, o grupo precisa de comando verbal para associar o princípio da respiração com a execução do exercício em si, para todos os exercícios. Em todas as aulas são feitos exercícios em duplas utilizando uma bola pequena, e percebe-se que o grupo desenvolve melhor controle e concentração. No final de cada aula sempre ocorre o relaxamento em duplas, sendo prazerosa a atividade, segundo relato do grupo. O grupo relata que após a execução dos exercícios eles se sentem mais motivados para as suas atividades de trabalho e sentem um alivio de dor. O grupo é variado, com poucos iniciantes e a maioria no nível avançado. Utiliza-se para planejamento os seguintes livros: Pilates uma abordagem anatômica do autor Paul Massey e O corpo Pilates - Um guia para fortalecimento, alongamento e tonificação sem uso de máquinas do autor Brooke Siler, levando sempre em consideração o que o grupo consegue realizar e precisa melhorar em seu condicionamento físico. Os bolsistas percebem uma melhora da capacidade respiratória, da flexibilidade, melhora da força e controle muscular e melhora da percepção da postura, ou seja, percebe-se uma melhora, por parte dos praticantes/alunos, em coordenar todos os princípios do método Pilates ao realizar cada um dos exercícios.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
PAULO RIBAS, L.; PEREIRA RODRIGUES, G.; LUCI DE ALMEIDA DIAS, S. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE EXERCÍCIOS DE PILATES NA EXTENSÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.