MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL

  • Juliana Corrêa da Silveira
  • Luane do Prado Porta
  • Zilmara dos Santos Luis
  • Raquel Montanha Pinto
  • Ana Beatriz Alves de Lima
  • Rovana Kinas Bueno
  • Shana Hastenpflug Wottrich
Rótulo Mídia, Promoção, Saúde, mental

Resumo

Introdução: A atenção à saúde mental merece cada vez mais notoriedade, devido principalmente ao aumento da prevalência de doenças mentais na sociedade. Estima-se que 24% da população possua algum transtorno mental e que 12% necessite de tratamento (OPS, 2018). Assim, ações que promovam qualidade de vida cognitiva ou emocional tornam-se fundamentais. Nessa direção, discentes e docentes da Medicina da UNIPAMPA desenvolveram o projeto MÍDIA como meio de promoção de saúde mental. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho é apresentar meios de comunicação como estratégia de promoção de bem-estar mental. Tem-se como objetivos específicos: a) identificar as publicações sobre rádio/podcast e saúde mental; b) apresentar o podcast e a rádio como estratégia de promoção de saúde mental. Método: a) Realizou-se uma revisão sistemática nos portais CAPES e BVS em setembro de 2019 utilizando-se a seguinte combinação de descritores: Mental Health AND Radio e Mental Health AND Podcast. Utilizaram-se como critérios de inclusão: ser um artigo empírico em português, inglês ou espanhol sobre rádio/podcast e saúde mental publicado a partir de 2009. O critério de exclusão foi não ter como foco a promoção de saúde mental; b) Tanto o podcast quanto a rádio são gravados por discentes da Medicina com periodicidade aproximada de 45 dias. O podcast está sendo gravado no Ciência no Velho Oeste na UNIPAMPA, enquanto a fala na rádio está sendo transmitida no Programa Unipampa Debates na Rádio São Miguel de Uruguaiana. Os temas elencados para discussão, neste semestre, em ambos os meios de comunicação são: depressão, ansiedade e álcool e outras drogas. Optou-se por discutir o mesmo tema em mídias diferentes a fim de atingir públicos distintos. A abordagem dos temas nas referidas mídias possui linguagem acessível, clara, objetiva, buscando-se uma forma dialogada e exemplificada para discussão, para que os ouvintes possam melhor se identificar e se interessar pelo assunto. Resultados e discussão: a) Na busca sobre Mental Health AND Radio obtiveram-se 124 resultados, dos quais apenas dois artigos foram selecionados, e após análise, apenas um refere-se ao tema da revisão. Na busca sobre Mental Health AND Podcast não houve resultados. Assim constatam-se poucas publicações sobre o tema. b) Como o projeto está em andamento, por enquanto discutiu-se apenas o tema depressão em ambas as mídias. Após feedback recebido dos ouvintes, verifica-se que a discussão do tema nestes meios de comunicação proporcionaram reflexões e conhecimento. Conclusão: A escassez de publicações sobre estratégias de promoção de saúde mental em podcast e rádio revela a importância de não apenas desenvolver projetos sobre o assunto, como também publicar a respeito. Por fim, afirma-se que o podcast e a rádio podem se constituir como estratégias de promoção de saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
CORRÊA DA SILVEIRA, J.; DO PRADO PORTA, L.; DOS SANTOS LUIS, Z.; MONTANHA PINTO, R.; BEATRIZ ALVES DE LIMA, A.; KINAS BUENO, R.; HASTENPFLUG WOTTRICH, S. MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.