CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO SWAT NA REGIÃO

  • Nelson Mario Victoria Bariani
  • Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani
  • Roberto Dutra de Felice
Rótulo Comitê, Bacias, Modelo, SWAT, Gerenciamento, Ambental

Resumo

O modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool) é usado e reconhecido mundialmente como uma ferramenta capaz de avaliar cenários agrícolas e paisagens com diferentes usos de solo e água, conseguindo simular as mudanças no balanço hídrico das bacias hidrográficas através de modelos físico-matemáticos bem estabelecidos. Em nível regional, o Comitê de Bacia do Rio Ibicui manifestou interesse na aplicação do modelo na reunião do dia 15 de março de 2017 realizada no Campus Itaqui da Unipampa. Atendendo este chamado, o Laboratório Interdisciplinar Integrado, LABii, iniciou ações para a implementação do modelo em bacias próximas à cidade de Itaqui. Como parte das ações, foi destinado foco e espaço de discussão nas disciplinas de Física, Sensoriamento Remoto, Manejo e Gestão Ambiental, Hidrologia e Tópicos de Laboratório Interdisciplinar. A complexidade do processo de implementação do modelo está no grande número de fenômenos e variáveis envolvidas (mais de mil), que devem ser conceitualizados individualmente para posterior adaptação à realidade local. Para funcionamento do modelo, mais de 150 arquivos com dados de entrada devem ser entendidos, verificados e formatados. Dentre as estratégias utilizadas, os tópicos individuais concernentes ao modelo foram designados para estudo em paralelo por parte dos alunos e apresentação presencial ou em vídeo, com emissão de relatório. Algumas provas foram também confeccionadas na base de temáticas diretamente relacionadas aos fundamentos teóricos do SWAT. Cálculos, exercícios e discussões das disciplinas foram organizadas com a utilização de dados regionais, e atividades de recuperação foram direcionadas para a obtenção de dados do uso do solo e hidrográficos necessários aos cálculos do modelo. Aulas práticas foram utilizadas para desenho vetorial e preparação de dados geográficos de entrada tais como a rede de drenagem. Durante o segundo semestre de 2019, quatro trabalhos de conclusão (TCC) foram iniciados em nível de graduação e de especialização, trabalhando na efetiva implantação do modelo para microbacias próximas à cidade de Itaqui. A dinâmica curricular estabelecida tem produzido um avanço consistente de professores, técnicos e acadêmicos envolvidos no conhecimento detalhado do modelo, assim como cria um interesse coletivo que estimula os avanços. Como resultado, o desafiante projeto da implantação do modelo SWAT na região vem avançando significativamente, utilizando os recursos curriculares da Universidade. Entende-se que estes resultados são um exemplo claro de curricularização da extensão, estando programado, em um futuro próximo, encontros com a comunidade através dos comitês de gerenciamento de bacias, para compartilhamento da experiência e discussão das primeiras modelagens.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
MARIO VICTORIA BARIANI, N.; JRAYJ DE MELO VICTORIA BARIANI, C.; DUTRA DE FELICE, R. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO SWAT NA REGIÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.