EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA GEODIVERSIDADE

  • Carolina Martins Latge Kwamme
  • Eduarda Bitencourt Pedroso
  • Robert Sauer
  • Davi Oliveira Olivar
  • Juliana Young
Rótulo Educação, Ambiental, Geodiversidade, Geoparque, Caçapava

Resumo

Os geoparques são territórios dotados de um geopatrimônio singular, que integram uma estrutura de gestão voltada ao desenvolvimento sustentável e à conservação da geodiversidade. A região de Caçapava do Sul/RS possui uma série de características que a insere em um centro de produção de conhecimento em geociências: uma sala de aula ao ar livre. Porém, para ser reconhecida como geoparque precisa ter uma Unidade de Conservação, que proteja os geossítios diante de setores da economia com alto potencial de degradação ambiental. Logo, a educação ambiental, torna-se essencial para a consolidação do geoparque, visto que, através dela é possível compartilhar esses conceitos. O objetivo foi sensibilizar a comunidade com respeito à valorização da geodiversidade existente na região e resgatar a noção de preservação do ambiente, atuando como uma ferramenta para impulsionar a divulgação científica do patrimônio geológico e o desenvolvimento do geoturismo na região. O estudo contou com a participação de 110 alunos das séries iniciais de duas escolas municipais. As atividades foram divididas em duas etapas: teórica, com a visualização lúdico-interpretativa de fotografias e vídeos referentes aos geomonumentos e preservação da natureza; visando a discussão desses assuntos; e prática, a ser concluída em novembro, na semana do Geodia. Esta atividade contará com realização de trilhas no geossítio denominado Segredo das Pedras Grandes, com o intuito de gerar uma experiência de integração com a natureza e reflexão sobre os conceitos adquiridos na parte teórica, envolvendo geologia, fauna, flora, história, turismo e recursos hídricos. Destaca-se, entre os resultados da sensibilização realizada com os alunos, o seu despertar quanto à preservação do ambiente e do patrimônio natural, estímulo da análise crítica quanto a importância dos geomonumentos e das suas riquezas naturais. Conclui-se que, embora ainda não concluído, o estudo apresenta os resultados supracitados, que superam as expectativas iniciais e dão margem para a continuidade do projeto. A educação ambiental é de suma importância para o compartilhamento de saberes e na edificação de um contexto socioambiental favorável à vida.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
MARTINS LATGE KWAMME, C.; BITENCOURT PEDROSO, E.; SAUER, R.; OLIVEIRA OLIVAR, D.; YOUNG, J. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA GEODIVERSIDADE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.