PROJETO TRILHA INTERPRETATIVA “CAMPUS VERDE” E SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Danielle Nascimento
  • Vitor Henrique Lopes da Silva
  • Andre Carlos Cruz Copetti
  • Djulia Regina Ziemann
Rótulo Interpretação, ambiental, Trilhas, Sensibilização, Ambiental

Resumo

A educação ambiental vem sendo discutida de maneira interdisciplinar dentro das diversas áreas do conhecimento, das quais compreendem que a vivência com a natureza proporciona uma sensibilização no indivíduo quanto ao meio ao qual pertence, além de uma maior integração e compreensão para com o bem natural, potencializando atividades de prática social e de ética ambiental. As trilhas interpretativas podem ser adotadas como práticas estimulantes de ensino e aprendizagem, meio de complementação de experiências e aplicação prática de conhecimentos teóricos, desempenhando a interpretação ambiental e promovendo a conservação e educação ambiental nessa área. Com isso, o projeto Trilha Interpretativa; Campus Verde, que vem sendo desenvolvido em espaço de área vegetada da Universidade Federal do Pampa- Campus São Gabriel, por professores e acadêmicos dos cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Biotecnologia que compõem o Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento Ambiental (GIDANE), tem como alvo a comunidade acadêmica da UNIPAMPA, além de escolas públicas (urbanas e rurais) e privadas do município de São Gabriel-Rio Grande do Sul juntamente da comunidade regional. Em seus dois anos de atuação no campus, tempo do qual está incluso, estruturação física do local (adequação estrutural às normas de sinalização de trilhas da ICMBio) até sua primeira atividade (recepção dos calouros com o evento I Bixo na Trilha), a trilha vem sendo utilizada em aulas práticas de diversos componentes curriculares dos cursos presentes ao campus (Botânica Sistemática, Dendrologia, Manejo de Fauna, Ecologia,etc.), além da realização de atividades das quais são apresentados os sete pontos interpretativos presentes na trilha: Botânica Sensorial, Compostagem, Agrofloresta, Integração, Paleontologia, Produção de Mudas e Hidrologia, a partir de duas modalidades: visitas guiadas ou gincana, estipuladas a partir de critérios e demandas específicas de cada visita. Além disso, a trilha desempenha ações vinculadas com projetos de ensino e extensão desenvolvidos na UNIPAMPA, das quais amplificam o ensino ambiental dentro do município, auxiliando indiretamente no reconhecimento da universidade regionalmente,refletido pela grande demanda de solicitações de parceria para idealização e aplicação de atividades pela Prefeitura do Município de São Gabriel e da Secretária Municipal de Educação. Em virtude disso, avalia-se que, as atividades realizadas proporcionam uma forma atrativa de exploração do raciocínio lógico, físico, intelectual e emocional tanto dos usuários participantes quanto dos discentes envolvidos na organização das atividades, das quais exigem estudo e planejamento prévio para aplicação, reforçando assim, o indispensável vínculo dos pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
NASCIMENTO, D.; HENRIQUE LOPES DA SILVA, V.; CARLOS CRUZ COPETTI, A.; REGINA ZIEMANN, D. PROJETO TRILHA INTERPRETATIVA “CAMPUS VERDE” E SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.