EDUCON: UM RELATO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE ESTIMULAM A REFLEXÃO DA CIDADANIA.

  • Lucas Moreia
  • Leandro Porto Marques
  • Ariane Saccilotto Sigallis Souza
  • Maria Luiza Garcez de Souza
  • Jefferson Marcal Da Rocha
  • Kátia Luciane Souza da Rocha
  • Nívea Maria Perdomo de Moura
Rótulo Educação, ambiental, vunerabilidade, social, sociedade, ética

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no ano de 2019 no projeto de extensão EDUCON: Educação, Sustentabilidade e Cidadania na Sociedade de Consumo. O propósito deste projeto é trabalhar temáticas de educação, cidadania, mudança de percepção social e consumo para um futuro sustentável. O projeto atua no município de São Gabriel (SG), na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott (EEEMFA). A escolha desta instituição se deve ao fato da mesma atender alunos filhos dos trabalhadores rurais, pequenos agricultores, assentados e aqueles pertencentes aos bairros de periferia. Dito isto, considerando que a escola atende estudantes das classes menos favorecidas, em alguns casos em situações de vulnerabilidade social, o projeto traz em sua proposta, a partir de oficinas temáticas que abordem temas transversais como: ética, sustentabilidade, economia, cidadania entre outros. Proporciona uma reflexão sobre o quadro social que se vive hoje, e a partir daí conhecer os condicionantes de sua situação social, buscar nos conceitos históricos e científicos, a partir de atividades lúdicas. Durante o primeiro semestre de 2019, os alunos do 6º ano da escola, a turma escolhida para participar do EDUCON neste período participou de atividades dentro da escola e no espaço da universidade com a intenção de levá-los a vislumbrar esse possível futuro nos estudos. Num primeiro momento as atividades propostas se realizaram na própria escola, e por demanda dos próprios alunos os temas sugeridos foram: depressão e gravidez na adolescência. Nestas atividades se desenvolveu de forma lúdica, em rodas de conversa com alunos a capacidade de reflexão sobre temas como preconceitos, privilégios e bullying que ainda são observados no meio escolar. Num segundo momento as atividades do projeto se deram na visita deste grupo de alunos no campus de São Gabriel da Universidade Federal do Pampa. Está atividade teve um roteiro previamente estruturado, sendo em parte com visitas guiadas aos laboratórios de Paleontologia, de Ciências Ambientais, de Invertebrados, mamíferos e aves e atividades na trilha interpretativa. Como em uma gincana os alunos, ao percorrerem a trilha, responderam perguntas no decorrer da atividade. Nesta última atividade os alunos conheceram a história geológica e cultural do município de SG, sustentabilidade e meio ambiente, e ainda questões que envolviam matemática e biologia. Dentre os resultados das primeiras atividades foram a constatação que a falta de diálogo entre os alunos, muitas vezes, é motivo de preconceitos e conflitos entre eles. Já a visita ao campus da Unipampa estabeleceu uma outra forma de aprendizagem de temas importantes para a busca de uma sociedade sustentável. Juntos, ambos os momentos de realização do projeto busca-se moldar uma reflexão crítica sob o presente com os alunos do sexto ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MOREIA, L.; PORTO MARQUES, L.; SACCILOTTO SIGALLIS SOUZA, A.; LUIZA GARCEZ DE SOUZA, M.; MARCAL DA ROCHA, J.; LUCIANE SOUZA DA ROCHA, K.; MARIA PERDOMO DE MOURA, N. EDUCON: UM RELATO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE ESTIMULAM A REFLEXÃO DA CIDADANIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.