HISTÓRIA E CULTURA DA TRIBO INDÍGENA WAJÃPI

  • Tabita Andrade
  • Sabrina Braz
  • Edson Romario Monteiro Paniagua
Rótulo cultura, história, Wajãpi

Resumo

Fruto do Projeto de Extensão, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, este trabalho tem como tema a história, a cultura e a identidade indígena brasileira, com foco nos povos Wajãpi, descendentes dos antigos Guaiapi, habitantes do baixo rio Xingu, no século XVII, mas que, devido a turbulentas situações, mudaram para o norte do rio Amazonas, vivendo hoje na Terra Indígena Wajãpi, no oeste do Amapá. Considerou-se aqui, o termo cultura a partir da visão de Franz Boas (1858-1942) sob uma perspectiva relativizadora e não hierarquizante das diferentes culturas. O tema foi selecionado devido ao reduzido estudo sobre as culturas indígenas na educação básica brasileira. Assim, a proposta do projeto busca preencher essa lacuna para que, futuramente, possa promover a formação continuada de professores da educação básica através de oficinas pedagógicas e catalogação da produção artística cultural Wajãpi. Considerar-se-ão as experiências dos educadores e educandos, assim como as dimensões locais e regionais que dialogam com o macro, o nacional e o global. O projeto de extensão planeja produzir oficinas pedagógicas articulando dimensões teóricas, metodológicas e didáticas; além de destacar os elementos históricos e culturais. Consequentemente, visa estreitar as relações institucionais entre Universidade Federal do Pampa, Secretária de Educação Municipal e comunidade. Foi e está sendo usada uma metodologia de viés qualitativo. Esse tipo de pesquisa para Lakatos & Marconi (2001) tende a estabelecer relações de causa-efeito por meio da manipulação direta das variáveis relativas ao objeto de estudo. O estudo deste trabalho foi fundamentado em ideias e pressupostos teóricos que apresentam significativa importância na definição e construção dos conceitos discutidos nesta análise: cultura, história e arte Kusiwa. Assim , pesquisou-se em livros que abrangem a temática indígena Wajãpi de forma teórica, metodológica, histórica e cultural como a ARTE KUSIWA, um dossiê do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sobre a arte da tribo. Os resultados esperados deste projeto de extensão é que os educadores da educação básica da rede municipal ressignifiquem suas experiências pedagógicas. Do ponto de vista acadêmico, busca-se estimular a discussão sobre a cultura indígena Wajãpi e ensejar uma prática coletiva e não isolada. Conclui-se que é de suma importância que os professores busquem meios de se informar a respeito de culturas indígenas para desenvolver com seus alunos um trabalho significativo, reflexivo e sem estereótipos, pois trabalhar a questão indígena é fazer com que o país se conheça, é dar ao discente condições para estar em contato com as tradições de seu país, sua vasta e rica cultura, para assim valorizá-la, promovê-la e preservá-la. Palavras-chave: cultura 1; história 2; Wajãpi 3.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
ANDRADE, T.; BRAZ, S.; ROMARIO MONTEIRO PANIAGUA, E. HISTÓRIA E CULTURA DA TRIBO INDÍGENA WAJÃPI. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.