GEOPARQUE CAÇAPAVA: UMA INICIATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DE CAÇAPAVA-RS

  • Eduarda Bitencourt Pedroso
  • Eduarda Pedroso
  • Guilherme de Ávila Bitencourt
  • Felipe Guadagnin
Rótulo Geoparque, Caçapava, Capital, gaúcha, geodiversidade, Geoprodutos, Sul, Educação, geopatrimonial

Resumo

O município de Caçapava do Sul, no centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, abriga uma série de locais com patrimônio geológico e geomorfológico (geopatrimônio) de grande valor estético, científico, educacional e turístico. Devido ao seu geopatrimônio, Caçapava do Sul recebeu o título de capital gaúcha da geodiversidade, atribuído pela Lei Ordinária Estadual 14.708, de 15 de julho de 2015. O objetivo do Projeto Geoparque Caçapava é realizar ações para o desenvolvimento local sustentável com base na educação patrimonial, fomento ao desenvolvimento de produtos, roteirização de atrativos turísticos, divulgação e sensibilização da comunidade local. Essas ações tem por fim a submissão de projeto de certificação de Caçapava como um UNESCO Global Geoparks. O estabelecimento do Geoparque Caçapava proporcionará a valorização do geopatrimônio e do patrimônio cultural de Caçapava do Sul além do desenvolvimento das comunidades locais e do estado do Rio Grande do Sul. Ações envolvendo a comunidade local e acadêmica estão sendo desenvolvidas e concretizadas, dentre as quais: (a) Educação Ambiental na área do Geoparque, que consiste no desenvolvimento de um programa educativo no território do Geoparque Caçapava, buscando estimular crianças do 6° ano de duas escolas municipais para a compreensão da importância da preservação do ambiente; (b) Oficina de desenvolvimentos de produtos, na qual artesãos e artesãs, juntamente com a equipe do Projeto Geoparque, foram incentivados a darem vida à criação de linhas de geoprodutos inspirados na flora cactácea e arbórea abundante na região. Da mesma maneira na fauna, que abriga espécies símbolos da região, assim como os fósseis de megatério encontrados em Caçapava do Sul; (c) Também estão sendo desenvolvidos geoprodutos na área gastronômica, com o intuito de valorizar os sabores característicos do pampa gaúcho. Essas ações estão atreladas à mobilização pela preservação da riqueza natural e pela valorização do patrimônio geológico e cultural da região. Os resultados que se seguem deste trabalho são: (1) a efetiva implantação e disponibilização, à comunidade e aos visitantes, de um conjunto coerente de trilhas pedestres na natureza, sinalizadas, seguras e interpretadas, em quatro dos principais geomonumentos do município (Pedras das Guaritas, Serra do Segredo, Serra de Santa Bárbara e Alto de Caçapava); (2) a disponibilização, aos usuários de rodovias e estradas secundárias, de mirantes de observação da paisagem, promovendo os melhores panoramas visuais do território; (3) a disponibilização, ao longo do ano e em terreno central, de um centro interpretativo e de visitantes, equipamento turístico e educativo imprescindível para um projeto de geoparque/geopark e (4) a continuidade, por no mínimo mais cinco anos, dos eventos de educação geopatrimonial GEO.DIA, gerando uma comunidade mais informada sobre as características naturais de seu território.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
BITENCOURT PEDROSO, E.; PEDROSO, E.; DE ÁVILA BITENCOURT, G.; GUADAGNIN, F. GEOPARQUE CAÇAPAVA: UMA INICIATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO DE CAÇAPAVA-RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.