INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

  • Celi de Carvalho Nascimento
  • Elena Maria Billig Mello
Rótulo Inovação, pedagógica, Formação, acadêmico-profissional, professores, Interação, universidade-escola

Resumo

Este trabalho é resultado das reflexões realizadas nas duas edições do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), realizados em 2017 e 2018, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), nos Campi Uruguaiana e Bagé, respectivamente. O SIP tem como objetivo possibilitar espaço-tempo de reflexões teórico contextuais e de socializações de práticas/vivências de Inovação Pedagógica na Educação Básica e na Universidade. Metodologicamente, os referidos seminários são implementados por meio de relatos, resultantes de vivências pedagógicas socializadas em Rodas de ConversAção. Como principal referencial teórico temos: Diniz Pereira (2008), no que se refere à formação acadêmico-profissional; Singer (2015) e Carbonell (2002), no que se refere aos sentidos da criatividade e inovação pedagógica; dentre outros. Em relação aos resultados do I SIP, as seis Rodas de conversAÇÃO discutiram os 29 (vinte e nove) trabalhos escritos por profissionais da educação e estudantes de graduação e pós-graduação, da UNIPAMPA e de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica. Essas escritas evidenciaram um movimento de ressignificação do saber-fazer pedagógico, com reflexões teórico-práticas expressas de forma crítico-criativa, no âmbito das cinco dimensões da inovação pedagógica, abrangendo: a dimensão curricular, o ambiente, as relações interpessoais, a metodológica e a gestão. Em relação aos resultados do II SIP, foram submetidos 33 (trinta e três) trabalhos escritos e discutidos em sete salas separados por temas diversos, relacionados às etapas e modalidades da Educação Básica e à Educação Superior, e proporcionaram aos participantes conhecerem as experiências socializadas em cada trabalho submetido. Na sequência, formaram-se três Rodas de ConversAÇÃO para diálogos e trocas, com elaboração de apresentação artística produzida pelos participantes. Essas foram apresentadas na InterRoda coletiva, no saguão da Universidade. A aceitação e sucesso destes encontros em formato de rodas de conversa foram registrados nas avaliações. Esse ótimo resultado levou os integrantes do GRUPI Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica, idealizador do Evento, e, por sugestão dos participantes, a organização da terceira edição do Seminário de Inovação Pedagógica, que acontecerá em novembro de 2019, no campus Uruguaiana da UNIPAMPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
DE CARVALHO NASCIMENTO, C.; MARIA BILLIG MELLO, E. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.