MONITORIA: UM APOIO ESCOLAR

  • Laís Dias da Silva
  • Elenise Neuhaus Diniz
  • Frank Jonis Flores de Almeida
Rótulo Formação, Monitoria, Educação, matemática, Operações, básicas

Resumo

A monitoria no campo educacional tem o intuito de aprimorar o rendimento escolar e proporcionar através de atividades práticas um crescimento no processo de ensino-aprendizagem para os alunos do fundamental, para os licenciandos, bem como para o professor titular da turma. O Projeto de extensão aplicado na Escola Estadual Ensino Médio Apparicio Silva Rillo na turma de 7º ano, por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática tem importância no processo de ensino/aprendizagem não somente para os alunos do ensino fundamental, como também para a formação dos discentes que estão cursando, pois é neste momento que começam a ter um contato com os alunos e a conhecer um pouco das rotinas escolares. O monitor ao longo do percurso da monitoria precisa tomar posse dos saberes docentes para aplicar e refletir sobre a teoria (techné), a práxis e a poesia (poiesis) da prática educativa (FREIRE, 2002). O mesmo tem a função relevante de ser o mediador entre professor e aluno, com o intuito de facilitar a aprendizagem, pois, em momentos assim que muitas vezes os alunos se sentem mais à vontade para tirar dúvidas referente à disciplina. As dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado de matemática, podem estar aliadas a uma base enfraquecida e também ao curto espaço de tempo que o docente tem para trabalhar os conteúdos, fato que atrapalha o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. O projeto tem em vista beneficiar de forma mútua, aluno e monitor, já que o mesmo proporciona para o licenciando a experiência prática e ao mesmo tempo fortalece o ensino da matemática aos alunos do ensino fundamental. O projeto conta com práticas e combinações metodológicas vistas em estudos teóricos ao longo do curso de graduação. Dentre estes métodos encontram-se jogos didáticos, atividades lúdicas e resoluções de exercícios, a concretização destas atividades prioriza potencializar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo, sanando dúvidas e tornando o gosto pela matemática mais dinâmico e prazeroso. No primeiro momento, a abordagem foi por meio do conteúdo de operações básicas da matemática, sendo elas: Soma, subtração, multiplicação e divisão, posteriormente regras de sinais. No projeto Um apoio escolar, as monitorias são oferecidas em turno inverso, possibilitando aos alunos um tempo maior de dedicação exclusiva à matemática. Sanando dificuldades, esclarecendo dúvidas, gradualmente os alunos vão avançando em seus conhecimentos e estabelecendo novos conceitos, além de um olhar mais amigável perante à matemática os mesmos obtiveram uma melhor compreensão dos conteúdos através de aulas mais descontraídas e atividades lúdicas. Foi possível perceber o quanto os materiais didáticos diferenciados contribuem para a aprendizagem de todos envolvidos no projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
DIAS DA SILVA, L.; NEUHAUS DINIZ, E.; JONIS FLORES DE ALMEIDA, F. MONITORIA: UM APOIO ESCOLAR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.