EDUCAÇÃO EM SOLOS PARA O 4º ANO REALIZADA POR DISCENTES DA ENGENHARIA FLORESTAL

  • Manoela Campagner
  • Regina Pase
  • Débora Magalhães de Oliveira Borges
  • Kellyn Klein
  • Mirla Andrade Weber
  • Frederico Costa Beber Vieira
Rótulo Crianças, Conhecimento, Extensão, Escola

Resumo

A relação do homem com a natureza nas sociedades modernas ocorre a partir da concepção da natureza como dádiva: a natureza é provedora e encontra-se disponível para o usufruto da humanidade. O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada (Muggler et al., 2006). Portanto, julga-se importantíssimo levar a valorização dos solos para as escolas, como a educação em solos. O presente trabalho teve como objetivo principal auxiliar na construção do conhecimento de crianças e jovens sobre o solo, suas características, funções no ambiente e formas de degradação para promover uma formação com conscientização ambiental, popularizando e ampliando o conhecimento científico acerca do solo. A atividade de educação em solos foi realizada pela turma de Solos Florestais de 2019/1, a qual foi dividida em 5 grupos, cada qual ficou responsável por uma temática de solos. Grupo 1: Perfil e cores do solo; Perfil 2: Porosidade e ar do solo; Grupo 3: Densidade e infiltração de água; Grupo 4: Biologia do solo e compostagem; Grupo 5: Textura e consistência do solo. Essa atividade foi aplicada em 19 de junho de 2019 na forma de oficina com experimentos práticos, com duas turmas de 4º ano na Escola EMEF Ginásio São Gabriel, que está situada em São Gabriel/RS. Os resultados foram obtidos de forma qualitativa, por meio de um questionário de auto avaliação, o qual foi respondido pelos discentes da Engenharia Florestal. Neste questionário eles responderam sobre pontos positivos e negativos referentes a atividade de extensão, em como sentiram-se durante a atividade e a contribuição que a mesma trouxe para sua formação acadêmica e profissional. Conclui-se que a aplicação dessa atividade trouxe benefício à vida acadêmica dos discentes. Sentiram-se mais desinibidos e confiantes a partir disso, além de colaborar com a interação dos discentes e a interação Universidade x Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
CAMPAGNER, M.; PASE, R.; MAGALHÃES DE OLIVEIRA BORGES, D.; KLEIN, K.; ANDRADE WEBER, M.; COSTA BEBER VIEIRA, F. EDUCAÇÃO EM SOLOS PARA O 4º ANO REALIZADA POR DISCENTES DA ENGENHARIA FLORESTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.