GeoCartamo: material didático em Geociências

  • Elisandra Hernandes da Fonseca
  • Rosane Vieira da Silva
  • Fernanda Luz de Freitas
  • Felipe Cunha da Rocha
  • Angélica Cirolini
  • Alexandre Felipe Bruch
Rótulo educação, continuada, geotecnologias, cartografia, digital, TIC’s

Resumo

Os desafios hoje enfrentados pelo professor são muitos, e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, bem como eventuais deficiências na formação inicial devem ser discutidas na tentativa de proporcionar a formação continuada dos professores. Neste contexto é importante que a universidade cumpra seu papel na realização da extensão junto à comunidade, levando novas possibilidades de atualização dos conteúdos aos professores do ensino básico. A ideia de elaborar uma apostila que sintetizasse conhecimentos acerca da Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geotecnologias e disponibilizá-la às escolas da rede pública em Pelotas-RS, surgiu derivada de dois projetos de extensão, A inclusão digital nas escolas públicas e Geotecnologias na educação básica relacionados ao Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências, da Universidade Federal de Pelotas. Durante os anos de 2014 e 2018, estes projetos alcançaram mais de 10 escolas, 20 professores e mais de 400 alunos. As atividades realizadas nessas escolas envolveram aulas dinâmicas e expositivas, uso de ferramentas do geoprocessamento, como bússola e receptores de sinal GPS e tratamento de dados em ambiente computacional. Os resultados do projeto foram positivos e serviram para refletir sobre a realidade enfrentada nas escolas, mas, a vontade de alcançar ainda mais alunos e professores e atenuar alguns dos obstáculos enfrentados por eles fez com que se buscassem novas alternativas didáticas. Então, pensando na formação continuada de professores e maneiras de inserir tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) na educação, criou-se a apostila GEOCARTOMO Geotecnologias e Cartografia Moderna, que abrange conteúdos de geografia, matemática e informática, a qual foi elaborada de forma simples com o intuito de facilitar o entendimento de temas apontados, durante os projetos, como sendo os de maior dificuldade de assimilação pelos alunos. A apostila faz uma revisão teórica, seguida de dicas de atividades com uso de softwares livres e aplicativos de celular, utilizando exemplos reais e atuais, como desmatamento e desastres naturais. Por fim, as apostilas foram encaminhadas às escolas, juntamente com a realização de uma oficina, que faz a inserção de novas mídias da educação, demonstra como utilizar a apostila, além de capacitar e oferecer treinamento aos professores no uso dos softwares mencionados. A apostila busca oferecer ao professor maior liberdade para trabalhar com informações que vão além do livro didático. Com a elaboração da apostila GEOCARTAMO e as oficinas de formação continuada foram possíveis observar as contribuições diretas na formação dos professores, e indiretamente no desenvolvimento de habilidades dos alunos atendidos. Em contrapartida, o bolsista da graduação é retribuído com a troca de saberes e experiências desses educadores.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
HERNANDES DA FONSECA, E.; VIEIRA DA SILVA, R.; LUZ DE FREITAS, F.; CUNHA DA ROCHA, F.; CIROLINI, A.; FELIPE BRUCH, A. GeoCartamo: material didático em Geociências. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.