DEMANDA DE CURSOS DE LÍNGUAS ADICIONAIS NA UNIPAMPA E A PROPOSTA DE CURSOS A DISTÂNCIA

  • Sara Moraes Rocha
  • Sara Moraes Rocha
  • Daniele Ferreira Jurgina
  • Raíssa Grierson Ferreira
  • Pedro Aurelio Brites Quevedo
  • Gabriela Bohlmann Duarte
  • Sara dos Santos Mota
Rótulo Educação, distância, Internacionalização, Cursos, línguas, adicionais

Resumo

Este trabalho apresenta dados referentes à demanda e à oferta de cursos de línguas adicionais para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e comunidade externa entre os anos de 2018 e 2019. Em 2018, foram ofertadas, no total, 97 turmas, nas modalidades presencial e à distância, de cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Esperanto, Latim e Português como Língua Adicional tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa. Foram atendidos, no total, 1277 alunos (UNIPAMPA, 2019). O Campus Bagé da Unipampa, especialmente, conta com Núcleo de Línguas Adicionais (NLA), que é um projeto de extensão cujo objetivo principal é oferecer semestralmente e de forma gratuita à comunidade externa em geral e à comunidade acadêmica cursos gratuitos de línguas adicionais (Espanhol e Inglês). Além disso, objetiva também propiciar aos alunos do curso de Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas um espaço para o exercício de iniciação à prática docente, através da atuação em sala de aula e do planejamento e elaboração de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de línguas adicionais. No primeiro semestre de 2019, o NLA ofertou, presencialmente, cursos de Espanhol (5 turmas), Francês (2 turmas) e Inglês (8 turmas), com um total de 191 alunos concluintes. A partir do caráter multicampi da Unipampa, entende-se que há a demanda pela oferta de cursos online, com a característica de Educação a Distância (Ead) (MORAN, 2014; VALENTE, 2011). Os cursos de inglês da plataforma My English Online, vinculados ao programa Idiomas sem fronteiras, conta, em 2019/02, com 2991 alunos inscritos. Deste modo, entende-se que, devido à demanda de cursos de línguas e à necessidade de ampliar o número de alunos atingidos dentro da instituição, propomos a discussão de uma proposta de implementação de cursos na modalidade a distância (via Moodle) a fim de que os projetos de extensão já existentes possam ser levados de modo mais abrangente à comunidade acadêmica e externa com a oferta de cursos de línguas adicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MORAES ROCHA, S.; MORAES ROCHA, S.; FERREIRA JURGINA, D.; GRIERSON FERREIRA, R.; AURELIO BRITES QUEVEDO, P.; BOHLMANN DUARTE, G.; DOS SANTOS MOTA, S. DEMANDA DE CURSOS DE LÍNGUAS ADICIONAIS NA UNIPAMPA E A PROPOSTA DE CURSOS A DISTÂNCIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.