RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA: UTILIZANDO A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO

  • Alex Severo Chervenski
  • Amanda Meincke Melo
  • Maria Cristina Graeff Wernz
Rótulo Tecnologias, Digitais, Informática, Educação, Extensão, Universitária

Resumo

As tecnologias digitais são pervasivas em diversos âmbitos sociais. Em escolas, públicas e privadas, além de apoiarem atividades de gestão, servem como ferramentas de apoio à educação de crianças e adolescentes. Entretanto, escolas públicas têm enfrentado dificuldades em proporcionar a inclusão digital de seus estudantes, principalmente as que se situam em locais mais afastados do centro urbano (e.g. polos educacionais). Além de não contarem com um servidor responsável pelo laboratório de informática, é comum que seus professores não se sintam à vontade para explorar esse recurso, seja por sua manutenção precária ou por falta de formação. Pela realização de ações de extensão, o GEInfoEdu Grupo de Estudos em Informática na Educação tem apoiado a comunidade escolar da cidade de Alegrete-RS, capacitando professores e envolvendo estudantes de graduação da UNIPAMPA Campus Alegrete, dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, no apoio ao uso da informática em escolas públicas do município. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um estudante de graduação do Curso de Engenharia de Software como extensionista, no ano de 2019, no apoio ao uso do laboratório de informática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Hormain, localizada no polo dos Pinheiros. Semanalmente, atendem-se alunos do 2º, do 3º, do 6º e do 8° ano do ensino fundamental. As atividades desenvolvidas consideram a faixa etária dos alunos em cada turma. Com os alunos do 2° e do 3° ano, desenvolvem-se atividades de uso da informática em pesquisas sobre datas comemorativas (e.g. Dia do índio, Dia das Mães) e com programas e jogos educacionais (e.g. Brincando com Ariê), mesclando aprendizado e diversão. Com os alunos do 6° e do 8° ano, as propostas são mais específicas para sua evolução no uso da informática e em conteúdos curriculares. Por exemplo, ensinam-se maneiras corretas para realizar a digitação, com auxílio de um programa chamado DigiCerto Master, e pesquisas alinhadas aos conteúdos de cada disciplina. Ainda que o apoio ao uso do laboratório de informática da escola ocorra desde 2015, alcançando, desde 2016, todas as suas turmas, um dos principais desafios encontrados é a pouca experiência dos alunos atendidos com a informática. Com o desenvolvimento das atividades no laboratório de informática, pôde-se notar a evolução dos alunos no uso dos computadores, suas percepções e entendimentos sobre os variados conteúdos curriculares. Neste ano, em particular, percebeu-se um maior envolvimento dos professores em relação ao uso de informática como ferramenta de apoio à educação. Como extensionista, esta experiência tem proporcionado aprendizado e satisfação, como a oportunidade de colaborar além das fronteiras acadêmicas, vivenciando o ensino em uma escola do campo. A cada aula no laboratório de informática, confirma-se a importância do trabalho desenvolvido, no apoio aos professores e no aprendizado dos alunos atendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
SEVERO CHERVENSKI, A.; MEINCKE MELO, A.; CRISTINA GRAEFF WERNZ, M. RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA: UTILIZANDO A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.