“O QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SABEM SOBRE NEUROCIÊNCIA?”:

  • Náthaly Marks Soares
  • Pâmela Billig Mello Carpes
Rótulo Neurociência, Aprendizagem, Educação

Resumo

O que os alunos da educação básica sabem sobre neurociência?: A importância de ações de popularização Introdução: A neurociência estuda o sistema nervoso, o cérebro e alguns processos cognitivos importantes, como a aprendizagem. Falar sobre neurociência em sala de aula pode auxiliar os alunos a entender melhor como o cérebro aprende e melhorar seu processo de aprendizagem. Relacionar esta ciência com o cotidiano dos alunos é uma ferramenta eficaz para despertar o seu interesse. Objetivo: Relatar o conhecimento de alunos da Educação Básica (EB) de Uruguaiana-RS sobre a neurociência antes de ações de extensão promovidas pelo Popneuro. Metodologia: O programa Popneuro tem como objetivo divulgar a neurociência, especialmente junto a escolas da rede pública de EB de Uruguaiana-RS. Suas ações priorizam divulgar o conhecimento científico por meio de abordagens lúdicas sobre temas relacionados à neurociência. No início do segundo semestre de 2019 intervenções com uma nova turma de estudantes do quinto ano da EB da Escola Municipal Cabo Luis Quevedo iniciaram, sendo realizadas ações semanais. Antes da primeira intervenção foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre neurociência. Participaram desta ação vinte e cinco (25) alunos entre 10 e 13 anos. Resultados e discussão: A maioria dos alunos afirmou não saber o que é neurociência e também desconheciam o que é um neurônio (88%). A maioria dos alunos (60%) não soube explicar como se organiza o sistema nervoso, mas 52% demonstraram saber o conceito sobre a neuroplasticidade. Quando questionados sobre alguns neuromitos, 56% dos alunos afirmou que não é possível usarmos 100% do nosso cérebro. Ainda, 40% dos alunos não souberam identificar nenhuma prática para ter um sono melhor. Por fim, 52% dos alunos não sabia citar fatores que fazem mal para o nosso cérebro. Uma vez que na maioria das perguntas houve um grande percentual de respostas equivocadas, observa-se uma carência de conhecimento sobre aspectos importantes da neurociência. A partir destes dados, a equipe do Popneuro pode organizar ações para trabalhar estes temas, além de outros, nas ações em sala de aula com esta turma, motivando a participação e o interesse dos alunos pela ciência, unindo a teoria, prática e o cotidiano vivenciado por eles. As ações estão em andamento, e, após sua finalização um questionário final será aplicado. Espera-se observar um impacto positivo de nossas ações, verificando ampliação conhecimento dos alunos acerca da neurociência e sua aplicabilidade no cotidiano. Conclusão: Os alunos de EB têm um conhecimento sobre neurociência bastante limitado, desta forma destaca-se a importância de ações de divulgação da neurociência para que esses conhecimentos sejam expandidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MARKS SOARES, N.; BILLIG MELLO CARPES, P. “O QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SABEM SOBRE NEUROCIÊNCIA?”:. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.