MAQUETE DIDÁTICA SOBRE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS PARA USO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

  • Larissa Leitzke
  • Larissa Mielke Leitzke
  • Luiz Fernando de Freitas Gutierres
Rótulo Maquete, didática, Fontes, energia, renovável, Eficiência, energética, Educação, Básica, Escola

Resumo

Práticas de eficiência energética e o progressivo emprego de fontes de energia renováveis adquirem cada vez mais destaque, em grande parte pela crescente demanda por energia elétrica das comunidades. Promovido pelo Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé; o projeto de extensão universitária intitulado Eficiência energética na escola busca incentivar o uso consciente e eficiente de energia elétrica em nível de Educação Básica em Bagé. Isso é realizado através de abordagens em sala de aula e por meio do uso de recursos educacionais adaptados às necessidades de cada escola. Este trabalho possui enfoque no uso de uma maquete didática sobre fontes de energia renováveis, produzida com materiais simples e de fácil acesso. Essa maquete simula um ambiente urbano onde há a inserção em residências de fontes de energia eólica e solar fotovoltaica. A maquete foi aplicada junto com a turma do Segundo Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Peri Coronel. Com o seu desenvolvimento, buscou-se contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre fontes alternativas de energia, ao garantir de maneira lúdica a representação do conhecimento. A fonte de energia eólica é reproduzida através de um motor elétrico de DVD, almejando construir uma relação de significação com torres eólicas. Nesse mesmo contexto, o consumo de energia elétrica é representado através de lâmpadas de LED, localizadas nas residências. Além disso, foram utilizadas cartolinas, canos de PVC, paliteiros e células fotovoltaicas. Durante as demonstrações em sala de aula, discutiu-se o processo de conversão da energia eólica e fotovoltaica em eletricidade. O contexto da sustentabilidade socioambiental, a importância de diversificar a matriz energética nacional e outros aspectos técnicos da Engenharia de Energia foram também mediados junto com os estudantes. Uma atividade avaliativa foi proposta na qual era necessário associar ilustrações de cada tipo de geração de eletricidade com a sua respectiva fonte alternativa de energia (por exemplo, hidrelétrica com a água). De um total de 26 estudantes, apenas 3 erraram alguma das associações o que demonstra uma apropriação do conhecimento satisfatória. Sob a supervisão da professora responsável e com a colaboração de membros do projeto de extensão, evidencia-se que a turma do Segundo Ano desenvolveu uma outra maquete para apresentação na feira de ciências da escola, indicando a perpetuação do interesse dos mesmos nessa temática. Contatou-se também via entrevista com a professora responsável pela turma que o assunto continuou sendo debatido na escola. Portanto, a maquete didática demonstrou-se como uma interessante estratégia de ensino, possibilitando a significação do conhecimento, assim como a mobilização e sensibilização da turma para o estudo de fontes de energia renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
LEITZKE, L.; MIELKE LEITZKE, L.; FERNANDO DE FREITAS GUTIERRES, L. MAQUETE DIDÁTICA SOBRE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS PARA USO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.