POLÍTICA SOCIAL E UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE AÇÕES EXTENSIONISTAS

  • Tais Tarouco Miranda da Cruz
  • Matheus dos Santos Passos
  • Rosilaine Coradini Guilherme
Rótulo Política, Social, Extensão, Sistema, Único, Assistência

Resumo

O presente resumo tem como perspectiva apresentar uma breve análise sobre a execução das ações desenvolvidas no ano de 2018 pelo Projeto de Extensão Formação e Assessoria em Políticas Sociais no Município de São Borja-RS, que tem como objetivo instituir ações de formação e assessoria aos profissionais cujos espaços ocupacionais envolvam a gestão, a implementação e a avaliação das políticas sociais, no intuito de fortalecer a intersetorialidade, o controle social e os respectivos atendimentos prestados para população. No ano de 2018 o plano de ações do Projeto envolveu o I Ciclo de Formação e Organização Política de Trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social SUAS, no qual foram realizados três minicursos, tendo como público-alvo técnicos e gestores da Política de Assistência Social: Minicurso 1: A Política Nacional de Educação Permanente no SUAS/2013; Minicurso 2: Gestão do trabalho e Fórum de trabalhadores/as do SUAS: Organização em defesa de direitos e Minicurso 3: Participação e Controle Social no Sistema único de Assistência Social - SUAS: em fortalecimento da Seguridade Social. A fim avaliar as ações, qual a afetividade e alcance das atividades realizadas, foi utilizado como instrumento Ficha de Avaliação com 7 questões. As que serão analisadas no presente trabalho são: 1 Neste encontro, o seu conhecimento inicial sobre a temática é? e 7 Como classifica o seu conhecimento sobre a temática ao final de sua participação? As respostas poderiam ser 1 Insuficiente, 2 Médio, 3 Bom e 4 Excelente. No Minicurso 1, sobre a questão 1 Se obteve o seguinte resultado: Insuficiente 14,8%, Médio 22,2%, Bom 44,4% e Excelente 18,5%. No Minicurso 2, se obteve: Insuficiente 14,8%, Médio 59,3%, Bom 25,9% e Excelente 0%. No Minicurso 3, os trabalhadores responderam: Insuficiente 12,5%, Médio 43,8%, Bom 43,8% e Excelente 0%. No minicurso 1, na questão 7 obteve-se: Insuficiente 3,2%, Médio 12,9%, Bom 38,7% e Excelente 45,2%. No Minicurso 2: Insuficiente 3,9% , Médio 11,5%, Bom 73,1% e Excelente 11,5%. Já no Minicurso 3 os índices ficaram entre Médio 25% e Bom 75%. Observa-se que após a atividade houve um decréscimo das classificações insuficiente e médio, em contraposição da classificação como nível de conhecimento bom que aumentou consideravelmente, apenas decrescendo no minicurso 1 em que decaiu de 44, 4% para 38,7%, entretanto, na mesma atividade o índice excelente subiu de 18, 5 % para 45,2%. Foi possível analisar que houve um aumento significativo da classificação excelente em todas as atividades. Um dado importante é que ao final do Minicurso 3 nenhum/a trabalhador/a marcou o índice insuficiente. Através dos dados, conclui-se que as ações do Projeto colaboram para a formação dos profissionais sobre as Políticas Sociais e o Sistema Único de Assistência Social, contribuindo para o processo de qualificação das equipes profissionais que trabalham cotidianamente com os/as usuários/as das políticas sociais no município de São Borja/RS.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
TAROUCO MIRANDA DA CRUZ, T.; DOS SANTOS PASSOS, M.; CORADINI GUILHERME, R. POLÍTICA SOCIAL E UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE AÇÕES EXTENSIONISTAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.