BIBLIOTECA VIRTUAL DE GEOLOGIA DO BRASIL: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS E GEOTECNOLOGIAS PARA DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO BRASILEIRO

Autores

  • Eduarda Pedroso
  • Eduarda Bitencourt Pedroso
  • Vinicius P Tavares
  • Felipe Guadagnin

Palavras-chave:

Geologia, Brasil, Biblioteca, virtual, Modelos, virtuais, 3D, Divulgação, Popularização, das, Geociências

Resumo

A Biblioteca Virtual de Geologia do Brasil é um projeto de pesquisa e extensão que tem o objetivo de documentar o patrimônio geológico brasileiro utilizando ferramentas virtuais e desenvolver o ensino e a pesquisa em geociências. O projeto é uma colaboração entre a Unipampa, UFRGS, UFSM, Unisinos e UFVJM, com o apoio da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo RS/SC. O projeto busca reunir um acervo virtual de afloramentos rochosos e amostras de rochas, minerais e fósseis do território brasileiro. Modelos virtuais 3D texturizados, ortofotomosaicos, panoramas esféricos e roteiros virtuais de pontos de interesse geológico e geomorfológicos brasileiros são compartilhados pelo sítio www.brgeo.org. A visão do projeto é ser referência na área das Geociências Virtuais no Brasil e contribuir significativamente com o avanço do processo de transformação digital nas geociências. Contribuindo também para o aprimoramento das técnicas de obtenção de informações na superfície terrestre e de outros planetas rochosos. Os modelos tridimensionais tornam possível a identificação de feições e atributos geológicos das rochas e estruturas. Geralmente as atividades de campo, em Geologia, são organizadas e executadas de acordo com as condições climáticas, financeiras, de logística e de segurança, por exemplo, o que torna a parte prática do curso bastante sujeita a fatores externos e específicos. Por isso, o desenvolvimento de ferramentas virtuais apresenta várias vantagens nesse sentido, como a obtenção de conjunto de dados em áreas muitas vezes inacessíveis ou de alto risco, a possibilidade de visualização de objetos geológicos de diversas posições em realidade virtual, a construção e o compartilhamento de modelos geológicos, entre outros. O método da geração dos modelos consiste na aquisição de imagens terrestres ou aéreas de alvos geológicos (afloramentos ou amostras) e processamento de imagens utilizando uma técnica de levantamento topográfica para a geração de modelos 3D a partir de imagens 2D. São utilizados softwares de modelagem virtual, como o Agisoft Metashape, para a elaboração dos modelos. Com isso é possível realizar o compartilhamento dos modelos virtuais no site do projeto, cada qual acompanhado de um conteúdo teórico expositivo. O sítio www.brgeo.org possui 175 usuários cadastrados e já conta com mais de 620 acessos de todos os estados do Brasil e países como Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido. O Sítio possui 60 modelos virtuais 3D disponível para acesso e download e panorâmicas esféricas de pontos geológicos importantes do Brasil. Assim, este projeto torna possível o acesso ao conhecimento da geologia do Brasil em ambiente virtual, tanto em âmbito nacional como internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

BIBLIOTECA VIRTUAL DE GEOLOGIA DO BRASIL: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS E GEOTECNOLOGIAS PARA DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO BRASILEIRO. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106789. Acesso em: 27 abr. 2026.