REVISÃO SISTEMÁTICA: OS ESTUDOS DA AVALIAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS

  • Francieli Oliveira
  • Paulo Sérgio Pereira Bagestero
  • Daniel Henrique Roos
Rótulo Avaliação, Projeto, político-pedagógico, Revisão, sistemática

Resumo

Dentre as diversas faces que compõem a educação, duas delas tem especial influência na ação pedagógica na educação básica brasileira: o projeto político-pedagógico e a avaliação. Entender a produção científica brasileira que trata dos vínculos e interações entre esses dois temas e, em especial, como isso ocorre dentro da escola pública é de grande relevância para compreender o contexto educacional de um local. Com essa perspectiva, esse trabalho traz resultados parciais de uma revisão sistemática da literatura com o propósito de reunir e analisar os trabalhos científicos nacionais que versam sobre esses assuntos concomitantemente. Esta revisão está sendo realizada por um grupo de pesquisadores, seguindo o protocolo de revisão sistemática previsto no Manual Cochrane, da Cochrane Collaboration (2011), adicionando uma etapa de reunião de consenso previsto nos estudos de Segura-Muñoz et al (2002) para fins de resolver situações de divergência entre os pesquisadores. Foram utilizados quatro descritores existentes no Thesaurus da Educação Brasileira - avaliação da aprendizagem, avaliação escolar, projeto político-pedagógico e projeto pedagógico da escola - e a base de dados utilizada para pesquisa dos trabalhos publicados foi o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior com o material disponível pelo Acesso da Comunidade Acadêmica Federada (Acesso CAFe). Organizando os descritores com variáveis booleanas, tivemos um resultado de quarenta e quatro artigos encontrados a partir do uso dos descritores previstos. Após a leitura do resumo desses trabalhos, trinta e sete artigos foram rejeitados por não atenderem aos critérios de pesquisa previstos (dezessete por não contemplarem a Educação Básica, nove por não fazerem análise de Projeto Político-Pedagógico, três por não serem artigos científicos, três por serem artigos de revisão da literatura, três por estarem repetidos e três por não estarem discutindo avaliação da aprendizagem). Os sete artigos restantes serão lidos na íntegra para nova avaliação de critérios e, a partir daí, aqueles que não forem excluídos serão analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados parciais nos indicam que, apesar da popularidade da temática em discussões, seminários, encontros e fóruns de educação, é preocupante o reduzido quantitativo de publicações científicas procurando entender os processos de produção e manifestação da avaliação no projeto político-pedagógico da escola básica.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, F.; SÉRGIO PEREIRA BAGESTERO, P.; HENRIQUE ROOS, D. REVISÃO SISTEMÁTICA: OS ESTUDOS DA AVALIAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.