O TEMA SAÚDE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE PRÉVIA

  • Maria Acosta
  • Cadidja Coutinho
Rótulo Documento, educacional, Promoção, saúde, Análise, documental

Resumo

Com novas expectativas na educação e as interfaces sociais, históricas e políticas estabelecidas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se compõe reafirmando premissas do Plano Nacional de Educação, que por sua vez, tem por funcionalidade oportunizar ao educando de qualquer lugar do país o ensejo de aprendizagem, bem como a abordagem comum dos conteúdos curriculares. Com base nesse contexto, fez-se necessário a construção de um documento a BNCC, alinhado por vários especialistas da educação, estruturado através da Lei de Diretrizes e Bases, e orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Dessa forma, essa proposta de um currículo universal para os educandos, também viabiliza equacionar a educação, buscando oferecer qualidade, aprendizagem, manutenção do aluno no ambiente educacional, diminuindo a evasão escolar. Vale destacar que a BNCC está composta por 10 competências gerais atendendo as 03 etapas da educação básica, 03 competências específicas no caso Ciências da Natureza Ensino Médio, e cada uma das competências específicas gera habilidades essenciais à formação de um sujeito aprendiz. Neste trabalho, propomos fazer um recorte da BNCC com um viés à saúde. A saúde humana e o ensino de Ciências caminham de mãos dadas, pois sem entender a funcionalidade do corpo humano, a saúde fica à mercê de informações distorcidas. Assim, buscamos conhecer os aspectos relacionados à saúde humana presentes na BNCC, em especial nas Ciências da Natureza Ensino Médio. A análise documental mostrou que a expressão saúde está presente no documento, em especial nos tópicos de Introdução; Currículos: BNCC e itinerários; Ciências da Natureza (introdução), Habilidades específicas de Ensino de Ciências da Natureza. Três competências específicas contemplam a saúde de forma ampla e/ou relacionada (por exemplo, Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis.). Quanto às habilidades, o documento descreve quatro habilidades destinadas ao estudo do tema (por exemplo, EM13CNT104 - Avaliar potenciais prejuízos de diferentes materiais e produtos à saúde e ao ambiente, considerando sua composição, toxicidade e reatividade, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para o uso adequado desses materiais e produtos). A partir destes resultados pretendemos colaborar para a reflexão do tema, apresentando possibilidades de abordagem em estudos destinados à educação científica.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
ACOSTA, M.; COUTINHO, C. O TEMA SAÚDE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE PRÉVIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.