LETRAMENTO CIENTÍFICO E AS HABILIDADES DESCRITAS NO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO - CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Mirella Oliveira
  • Franciele Braz de Oliveira Coelho
  • Tatiane Bertuzzi
  • Thaís Scotti do Canto Dorow
  • Raquel Tusi Tamiosso
  • Cadidja Coutinho
Rótulo Educação, científica, Documento, oficial, Ensino

Resumo

Nos últimos anos, o Ensino de Ciências tem sido permeado pelas discussões acerca da Alfabetização e do Letramento Científico (LC), expressões de variadas traduções e definições, mas que buscam promover a educação científica principalmente no ensino básico. Nesta perspectiva, o grupo colaborativo de estudo e pesquisa Flexilhas, do qual as autoras fazem parte, adota a concepção que o LC determina a utilização dos conhecimentos científicos em situações diversas do cotidiano, seja na tomada decisões, escolhas e/ou na resolução de problemas reais. O LC pode ser dividido em níveis, a saber: Letramento nominal (identificação de nomes e conceitos sem aplicação social); Letramento funcional (identificação de nomes e conceitos e aplicação em um contexto); Letramento conceitual (utilização dos conceitos para explicar, compreender e tomar decisões); e o Letramento multidimensional (utilização de conceitos de diferentes Ciências para explicar, compreender e tomar decisões). Assim, quais são os níveis de LC observados nas habilidades descritas para 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (EF) no Referencial Curricular Gaúcho (RCG)? Para responder o questionamento, o presente trabalho buscou identificar e classificar as habilidades indicadas para 8º e 9º ano do EF no RCG em níveis de LC. Metodologicamente, realizou-se a análise das habilidades de Ciências da Natureza no documento e cada habilidade foi classificada em um nível de LC. Após, as referidas habilidades foram organizadas conforme o ano escolar (8º e/ou 9º ano) e categorizadas de acordo com o nível de LC previamente identificado. Noventa e sete habilidades são descritas no RCG para o 8º e 9º ano do EF e, do total, 34 % das habilidades foram classificadas no nível de LC nominal, 43,3 % LC funcional, 14,4 % LC conceitual e 8,2 % LC multidimensional. A análise individual do 8º ano (50 habilidades) mostrou que a maior parte das habilidades (50%) enquadram-se no LC funcional. Já para o 9º ano (47 habilidades) percebeu-se a predominância do LC nominal (48,9%). Foi possível observar que o número de habilidades relacionadas ao LC conceitual foi menor no 9º ano (6,4%), se comparado ao 8ª ano (22%). Para ambos os anos escolares, a porcentagem de habilidades relacionadas ao nível multidimensional ficou em torno de 8%. Os resultados reforçam a necessidade e a importância de refletir sobre tema, bem como apresentar possibilidades de recursos e abordagens do LC em estudos destinados à educação científica.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, M.; BRAZ DE OLIVEIRA COELHO, F.; BERTUZZI, T.; SCOTTI DO CANTO DOROW, T.; TUSI TAMIOSSO, R.; COUTINHO, C. LETRAMENTO CIENTÍFICO E AS HABILIDADES DESCRITAS NO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO - CIÊNCIAS DA NATUREZA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.