MAPEAMENTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS

  • Marina Moreira
  • Carla Maia de Paula Maciel
  • Juan Gomes Cardozo
  • Paulo Danúbio Silva Moraes
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz
  • Izalina de Vargas Oliva
Rótulo Biblioteca, Escola, Pibid

Resumo

A preocupação em melhorar a qualidade da educação brasileira têm mobilizado muitos seguimentos da sociedade e passa pelas garantia de estrutura fisica adequada, explorando vivências pedagógicas. Entre estes espaços a biblioteca se configura como espaço de apoio a comunidade escolar, pela valorização da leitura e fortalecimento do projeto pedagógico. As discussões sobre a efetivação de políticas públicas neste sentido perpassam o Programa Nacional do Livro Didático PNLD, bem como à formação de professores, na qual se destaca a apropriação e o domínio do código escrito que contribuem significativamente para o desenvolvimento de competências e habilidades para que os educandos e educadores possam transitar com autonomia pela cultura letrada. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência -PIBID, englobado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ LDB 9.394/96, a partir da lei 12.796/2013, (FERRAZ et al., 2015). Articula de forma abrangente a formação de professores, na tríade: docentes em processo formativo inicial, formadores de professores e docentes da Educação Básica. O PIBID do núcleo Ciências da Natureza da Unipampa em sua primeira atividade realizou um diagnóstico da rede educacional estadual de Dom Pedrito, reforçando a inserção do licenciando no ambiente escolar ao mesmo tempo construindo subsídios da realidade escolar para organizar suas propostas pedagógicas.Um levantamento foi desenvolvido através da observação da realidade escolar e da aplicação do questionário (05 perguntas abertas - 10 perguntas fechadas) a equipe diretiva. Teve como lócus 10 Escolas: Senador Pasqualini, Heloisa Louzada, Candida Taborda Alves, Patrocinio, Urbano, Ciep, Dulce, Bernadino Angelo, Vilamil, Alzira e Risoleta. Conforme resultados dos questionários, verificou- se que todas escolas possuem biblioteca, mas a maioria destas desativada, não existe funcionário específico para atuar como bibliotecário, e o atendimento depende de outro profissional para abertura da mesma, não existe controle sobre busca ou entrega de livros. Percebeu-se que a biblioteca não é utilizada de forma correta, não cumprindo com seu papel de apoio pedagógico, no qual colaboraria com docentes nas suas práticas pedagógicas . Palavras chave: Biblioteca, Escola, Pibid Referências : FERRAZ, D. F.; NUNES, R. R.; CARLETTO, M. R.; FRANCISCO, A. C. de. O tema PIBID nos ENPECs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindoia. Atas... Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: Acesso em: 11 abr. 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
MOREIRA, M.; MAIA DE PAULA MACIEL, C.; GOMES CARDOZO, J.; DANÚBIO SILVA MORAES, P.; DANIELA KRAUSE BIERHALZ, C.; DE VARGAS OLIVA, I. MAPEAMENTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.