OFICINA DE MINICONTOS, A ESCRITA CRIATIVA COMO FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

  • Daniela Kercher
  • Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Rótulo Escrita, criativa, Letramento, Literário, Educação, Jovens, Adultos

Resumo

Este relato se refere à pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e tem como tema a escrita literária como estratégia para estimular o letramento literário dos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A pesquisa está sendo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Costábile Hipólito, em Bagé - RS, em turma de totalidade 6, em formato de oficina literária. Neste contexto, a professora, responsável pelas atividades da oficina, não é a regente da turma. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de letramento literário de alunos de uma turma de EJA a partir de atividades associadas à leitura de minicontos e às práticas de escrita criativa, utilizando como suporte as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Quanto à metodologia adotada na pesquisa, trata-se de pesquisa-ação que segue estratégia qualitativa e está amparada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico conta com autores como Gomes (2011), Kato (1990), Machado (2015), Rezende (2018), Tauveron (2014), Geraldi (2013), Guedes (2003), Tavaglia (2010), Soares (2012), Cosson (2007) e Saraiva e Mügge (2013), Buzato (2006), Moran (2004) e Pinheiro (2012). Os resultados parciais obtidos até o momento indicam que houve interesse pelo gênero miniconto, em relação a leitura e a escrita, utilizando as TICs, ainda não é possível apresentar resultados, pois estamos finalizando a coleta de dados, com previsão para setembro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
KERCHER, D.; LÚCIA CARDOSO MEDEIROS, V. OFICINA DE MINICONTOS, A ESCRITA CRIATIVA COMO FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.