A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE INGLÊS

  • Francieli Ferreira
  • Jéssica Franco Azevedo
  • Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Rótulo Ensino, inglês, Lúdico, Ensino-aprendizagem

Resumo

O ensino de língua inglesa tem ganhado muito espaço na educação brasileira nos últimos anos, principalmente no ensino para crianças. A partir disso, um dos meios para tornar essa aprendizagem mais eficaz foi o uso do lúdico. De acordo com Nascimento (2017), o lúdico aplicado ao ensino de língua inglesa é um método facilitador da aquisição da língua adicional. Ao encontro dessa ideia, Martins (2015) afirma que as atividades lúdicas são ferramentas fundamentais para a formação de jovens e crianças. Sendo assim, este trabalho visa compreender a importância do lúdico aplicado ao ensino de inglês em uma escola pública municipal na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Este trabalho foi aplicado em uma turma de inglês do Ensino Fundamental, com alunos entre 11 e 15 anos. Foram realizadas atividades lúdicas com esses alunos, entre elas, jogo da memória, trilha, desenhos e músicas. Como resultado desta pesquisa, percebemos que os alunos da referida turma obtiveram melhores resultados na aprendizagem da língua inglesa. Nas aulas em que os alunos não estavam tendo a presença da ludicidade se notava uma baixa aquisição da língua inglesa. Entretanto, quando submetidos ao ensino por intermédio da ludicidade, os alunos adquiriram mais conhecimento em relação à língua. Em conclusão, o ensino de língua inglesa através da aplicação de atividades lúdicas é um agente facilitador do ensino-aprendizagem da língua inglesa, isso porque as atividades lúdicas são relacionadas com o dia-a-dia dos aprendizes, tornando assim, a contextualização da nova língua mais fácil para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, F.; FRANCO AZEVEDO, J.; MARLENE JARDIM ALVAREZ, I. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE INGLÊS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.