GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA PARA A GERÊNCIA DO LOJÃO TOTAL

  • Adriano Gonçalves
  • Aline Fonseca Parada
  • Lillian Roseli Correa Machado
  • Igor Baptista De Oliveira Medeiros
Rótulo Gestão, competências, Mapeamento, desempenho, humano

Resumo

Este estudo buscou analisar as competências pertinentes ao cargo de Gerente de Vendas, tendo por objetivo, compreender o quanto as competências individuais estão alinhadas à estratégia da empresa. A organização escolhida atua no ramo de comércio varejista de utilidades domésticas, ferramentas, brinquedos e outras categorias complementares, sendo assim caracterizada como loja de departamentos classificada como de médio porte com 27 funcionários. O método escolhido para a avaliação das competências deste cargo foi o de escolha forçada, por ser um método objetivo e de fácil compreensão, tendo em vista que é utilizado por pessoas de diversos graus de instrução. Considera-se também como fator decisivo para escolha do método, o fato de ser uma empresa de pequeno porte no tocante ao número de funcionários. A escala adotada também segue a mesma lógica, utilizando apenas sim ou não como respostas; sendo assim, não existem graus de avaliação. A avaliação do cargo mencionado é realizada pela direção, pelos subordinados e por si próprio, constituindo-se em uma avaliação 180º. Uma vez concluída e devidamente analisada a avaliação, foi solicitado ao Gerente de Vendas que comente sua autoavaliação e, em seguida, apresente um resumo dos resultados. Com isso, há uma conversa dinâmica a respeito dos resultados, observando eventuais pontos que necessitem de melhorias. Após ter sido compreendidos todos os pontos da avaliação no processo de feedback; constrói-se um plano de desenvolvimento individual para o cargo em questão, a fim de que haja um alinhamento das estratégias organizacionais ao que o Gerente de Vendas faz. Neste sentido, busca-se desenvolver eventuais pontos fracos que tenham sido apontados pela avaliação bem como fortalecer os pontos fortes para maior consolidação do cargo. Tendo em vista que a atual estratégia da empresa é de crescimento, o mapeamento de competências traz benefícios para planejar o desenvolvimento das pessoas. Logo, o projeto piloto executado com o cargo de Gerente de Vendas pode ajudar na identificação de possíveis talentos inobservados até o presente momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
GONÇALVES, A.; FONSECA PARADA, A.; ROSELI CORREA MACHADO, L.; BAPTISTA DE OLIVEIRA MEDEIROS, I. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA PARA A GERÊNCIA DO LOJÃO TOTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.