EDUCOMUNICAÇÃO POPULAR:UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS NO BRASIL

  • Yan Loroza
  • Yan Santos Loroza
  • Michel Meireles Ribeiro
  • Letícia Mendes Araujo
  • Bruno Allan de Oliveira Costa
  • Merli Leal Silva
Rótulo Educomunicação, Oficinas, Comunicação, crítica

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa as ações do projeto de pesquisa Educomunicação Popular: uma análise das estratégias discursivas de projetos educomunicativos em plataformas digitais no Brasil. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, é realizada utilizando pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Elencamos categorias estéticas dos materiais e analisamos linguagem e forma de abordagem. Analisamos o discurso de projetos educomunicativos em plataformas digitais. A pesquisa utiliza os dados para ministrar oficinas em escola de ensino médio, com base na estética e técnica dos projetos analisados, gerando debate e fruição. Desse modo, temos como objetivo geral identificar a linguagem, estética audiovisual e abordagem de conteúdo de projetos educomunicativos nas redes sociais. Como objetivos específicos: promover a educomunicação midiática, analisar os vídeos pesquisados, fomentar a produção crítica de conteúdo, coletar dados sobre a percepção dos jovens a respeito dos vídeos pesquisados. Até o momento, realizamos duas oficinas educomunicativas pilotos na escola tecnica Olavo Bilac, a primeira teve o objetivo de apresentar a linguagem audiovisual, através da apresentação e debate dos vídeos selecionados para a pesquisa. A segunda oficina desenvolvida apresentou técnicas fotográficas para os alunos e professores, com isso, foi possível mostrar para estes alunos como podem se utilizar da fotografia para produzir sentido e gerar seu próprio olhar sobre a realidade. Durante as oficinas foi possível discutir com os alunos o futuro que eles pretendem seguir, com isso, identificamos que os alunos ainda não se planejam para vida profissional, o que é normal para a faixa etária. Para, além disso, discutimos com os alunos sobre os dados da pesquisa, debatendo linguagem e discurso dos vídeos e o que eles ensinam. Ou não ensinam. E como produzir outro conteúdo por eles mesmos. A pesquisa entra na etapa final ao identificar um padrão estético nos vídeos educomunicativos na rede social, a percepção dos alunos das escolas e a produção de conteúdo das oficinas, gerando uma publicação educomunicativa sobre padrão estético e persuasivo da educomunicação nas redes sociais, a ser distribuída nas escolas e nas redes sociais do projeto. Portanto, neste semestre serão realizadas outras duas oficinas, com alunos das escolas, incentivando a construção do pensamento crítico aos meios que estão inseridos e os retratam e, a partir disso, possibilitar a obtenção de resultados pertinentes para nossas futuras produções acadêmicas, promovendo assim a continuidade do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOROZA, Y.; SANTOS LOROZA, Y.; MEIRELES RIBEIRO, M.; MENDES ARAUJO, L.; ALLAN DE OLIVEIRA COSTA, B.; LEAL SILVA, M. EDUCOMUNICAÇÃO POPULAR:UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS NO BRASIL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.