AS INOVAÇÕES DO JORNALISMO NO CIBERESPAÇO: YOUTUBE - UM NOVO MODO DE INFORMAR

  • Lucas de Mendonça
  • Helena Caroline Chrisofari Samuel
  • Leandro Ramires Comassetto
Rótulo Jornalismo, Youtube, Conversa, Afiada, Paulo, Henrique, Amorim

Resumo

Introdução: Não é de hoje que o Youtube vem se consolidando como uma rede social com potencial informativo, porém, em meio à atual crise reconhecida dentro das empresas jornalísticas - sua credibilidade questionada por indivíduos que não acompanham tanto a mídia tradicional quanto o ciberespaço - torna-se pertinente observar e analisar o movimento de migração para este meio midiático por parte de jornalistas já reconhecidos. Analisar este eixo faz-se importante como uma forma de demonstrar esta estrutura jornalística e como as ações dos jornalistas vêm impactando neste processo, para demonstrar a inovação em relação à apropriação deste meio, que vem exigindo que os jornalistas se adaptem à sofisticação e à mudança do comportamento de consumo das audiências online. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é utilizar como objeto de análise o canal do Youtube Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim, canal este do falecido jornalista, apresentador de televisão e youtuber, para demonstrar o impacto deste tipo de produção em relação a sua repercussão e o quanto este meio tornou-se uma nova opção para os jornalistas, não apenas por sua rentabilidade mas pela possibilidade de uma produção de jornalismo opinativo que é normalmente vetada na grande mídia televisiva sob o preceito de se mostrar neutra. Material e métodos: A metodologia se utiliza da análise de discurso da mídia Youtube, essencialmente o discurso do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o feedback dos usuários inscritos neste canal, identificando a importância dessas ações jornalísticas, para assim entender a migração deste jornalista e diversos outros, com isso analisando mais especificamente os jornalistas dessa rede, e assim melhor compreender a modernização da comunicação na área do ciberjornalismo. Para demonstrar melhor a situação do jornalismo nas mídias, é necessário o embasamento em uma análise bibliográfica para esclarecer conceitos como o de ciberjornalismo e explicar de que forma o jornalismo se insere neste meio. Análise e discussão: Atualmente, o número de jornalistas utilizando essa mídia vem crescendo e com isso a busca dos públicos por este conteúdo, não somente em blogs e sites mas em mídias sociais como o Youtube, Facebook e Instagram. Conclusão: A crescente utilização destas redes por meio de profissionais já consagrados pela grande mídia permite se chegar a conclusões como: os jornalistas destes meios vêm buscando se adaptar aos novos tipos de consumo; permitem que estes consigam espaço para realizar jornalismo opinativo com maior possibilidade de expressão e, por fim, a monetização, que permite enxergarmos um eixo de mercado propício ao empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
DE MENDONÇA, L.; CAROLINE CHRISOFARI SAMUEL, H.; RAMIRES COMASSETTO, L. AS INOVAÇÕES DO JORNALISMO NO CIBERESPAÇO: YOUTUBE - UM NOVO MODO DE INFORMAR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.