CAPITALISMO ARTISTA E NARRATIVA PUBLICITÁRIA: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA "GO OUT, MAKE SOME MEMORIES"

  • Joao Souza
  • João Victor Souza
  • Renata Patricia Correa Coutinho
Rótulo Capitalismo, artista, Narrativa, publicitária, Indústria, criativa

Resumo

Este resumo apresenta o trabalho de conclusão de curso em desenvolvimento nomeado A construção da narrativa publicitária no contexto do capitalismo artista: uma análise da campanha Go out, make some memories da marca Bolovo. Para a execução do trabalho, traçamos a seguinte questão problema: de que maneira o conceito de capitalismo artista se apresenta no filme publicitário e na narrativa construída em torno das peças de vestuário da campanha Go out, make some memories da marca Bolovo?. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa irá descrever e relacionar o conceito de capitalismo artista no filme publicitário e na narrativa construída em torno das peças de vestuário da campanha Go out, make some memories da marca Bolovo. Para esta realização, entendemos ser necessário fazer três movimentos, sendo eles: (1) discutir os conceitos de capitalismo artista, indústria criativa e narrativa publicitária; (2) contextualizar a marca Bolovo e a campanha Go out, make some memories e (3) analisar a relação do conceito de capitalismo artista com o filme publicitário e com a narrativa construída em torno das peças de vestuário da campanha Go out, make some memories da marca Bolovo. O referencial teórico que rege a pesquisa se baseia nos conceitos de: capitalismo artista (LIPOVETSKY; SERROY, 2013); indústria criativa (UNCTAD, 2012) e narrativa publicitária (ROCHA, 2006; 2007) (COVALESKI, 2012; 2016). A fim de traçar um caminho que responda ao problema de pesquisa, optamos por construir uma metodologia a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Até o momento, os parâmetros de análise foram construídos a partir das características que identificamos pertencer às lógicas do capitalismo artista, sendo eles: a esfera das experiências hedonistas e emotivas; a esfera da sedução; e a esfera do imaginário e do sonho. Desse modo, o objeto de estudo já mencionado em processo de sistematização e decodificação será analisado a partir dos parâmetros estabelecidos. Por fim, destacamos que a relevância da produção desta pesquisa se dá pela inexistência de um trabalho científico que cruze os quatro elementos que a compõe: capitalismo artista, indústria criativa, narrativa publicitária e Bolovo, fato que confere a esta pesquisa uma contribuição de ordem científica-teórica e científica-prática (SANTAELLA, 2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, J.; VICTOR SOUZA, J.; PATRICIA CORREA COUTINHO, R. CAPITALISMO ARTISTA E NARRATIVA PUBLICITÁRIA: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA "GO OUT, MAKE SOME MEMORIES". Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.