CONSULTORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS: UM MODELO DE NEGÓCIO EMPREENDEDOR

  • Jessica Ribeiro
  • Nathalia Andrade de Barros
  • Fernanda Sagrilo Andres
Rótulo Consultoria, Relações, Públicas, Empreendedorismo

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de apresentar a Consultoria de Relações Públicas como um modelo de negócio empreendedor, que gera renda, oportunidade e tem espaço de trabalho em cidades interioranas, como é o caso da cidade que abriga o curso de Relações Públicas da Unipampa São Borja/RS. A falta de conhecimento sobre as atividade, a cultura do faça você mesmo, que trata a comunicação como um saber empírico, além da competição com profissionais de outras áreas que concorrem pelas mesmas vagas são problemas que acarretam em custos extras para as empresas, as quais deixam de ganhar mais visibilidade e lucratividade. Nesse sentido, um dos caminhos para garantir um serviço profissional é contratar a atuação do consultor de relações públicas, que surge como um professor, ensinando estratégias que aprimoram a comunicação empresarial. Cesca, (2012) afirma que o papel das relações públicas é intermediar e gerenciar o contato entre todos os públicos, facilitando a compreensão e buscando atender as necessidades de comunicar. Uma consultoria de Relações Públicas, portanto, é a análise externa de um profissional especialista que orienta seu cliente a tomar decisões que visem beneficiar sua empresa/negócio. Andrade (1994) define consultoria como as empresas externas à organização que são contratadas para planejar estratégias de relações públicas com objetivo de assegurar o bom relacionamento com todos os públicos, posicionar a marca de forma correta no mercado, realizar treinamentos de gestores e capacitar equipes de colaboradores. Para conhecer melhor como atuam os profissionais da consultoria, pesquisamos através do site do CONRERP, as empresas cadastradas com o nome comercial de consultoria. Para análise e considerações sobre o campo de atuação, observamos suas redes sociais e sites para coleta de dados. Encontramos 04 empresas, são elas Bandeira Comunicação e Consultoria em Porto Alegre/RS que atualmente tem o nome de CDNSul, no entanto, não conseguimos outras informações, ainda que esteja como ativa no site do CONRERP; DSC Consultoria em Bento Gonçalves/RS que atua no setor de hotelaria, prestando consultoria na gestão de empreendimentos turísticos, gastronômicos e eventos, estão no mercado há 09 anos e utiliza sua experiência prévia no setor para atuar na consultoria. Adequà Consultoria e Assessoria de Marketing em Porto Alegre/RS empresa com o quadro de colaboradores multiprofissional, que atua na área de endomarketing, com consultoria estratégica, está em atuação há 17 anos. E, por fim, Mô Amaral em Canoas/RS que atua na consultoria, planejamento e gestão de eventos, dirigido por relações públicas, que atua há 07 anos. Através da análise dessas empresas podemos perceber que as consultorias se apresentam em ramos específicos dentro das atividades do profissional de RP, se especializam em determinadas áreas conforme suas experiências anteriores de trabalho, ou especializações acadêmicas,o que sugere maior amplitude para a criação de consultorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
RIBEIRO, J.; ANDRADE DE BARROS, N.; SAGRILO ANDRES, F. CONSULTORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS: UM MODELO DE NEGÓCIO EMPREENDEDOR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.