RELATO DA INTERVENÇÃO REALIZADA NO 9° ANO SOBRE A TABELA PERIÓDICA

  • Darcilene Correa
  • Marcio Nascimento de Oliveira
  • Valdirene Maciel
  • Janaina Teixeira Leão Perceval
  • Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba
  • Jaqueline Pinto Vargas
Rótulo Ensino, Alunos, Professor, Tabela, Periódica

Resumo

A lei periódica é um componente fundamental do modo de pensar dos químicos desde as décadas finais do século XIX. Consideramos que uma abordagem envolvendo a história da ciência (HC) pode ser adequada ao ensino deste tema, pois além de auxiliar na construção de conceitos, a HC pode contribuir para que outros aspectos desejáveis à formação de estudantes sejam alcançados. A tabela periódica foi descoberta no ano de 1869 pelo cientista russo Dmitri Mendeleev, ela organiza todos os elementos químicos conhecidos em uma matriz informativa de forma clara e de acordo com as suas propriedades. Contém uma grande quantidade de informações importantes como: Número Atômico, Símbolo Atômico, Peso Atômico, entre outras. A partir dos aspectos mencionados anteriormente, é possível discutir e debater com os alunos a forma como o conhecimento é produzido e desmistificar as ideias de conhecimentos prontos promovendo o interesse, a curiosidade e a compreensão dos estudantes. Assim, é necessário que os docentes saiam do dito comodismo de uma prática constante e imutável, e replanejar suas ações dentro da sala de aula para que alcance melhor os educandos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo articular uma proposta para abordar a Tabela Periódica, de maneira lúdica, a qual os alunos podem realizar a confecção de uma tabela, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. O presente estudo relata uma intervenção realizada em uma turma de 9º Ano, da Escola Inocêncio Prates Chaves, no Município de Caçapava do Sul. Tendo em vista a necessidade de articular novas propostas para o ensino e levando em conta a complexidade da disciplina de Química, faz-se necessário o uso de atividades que proporcionem aos alunos uma maior interação ao conteúdo a fim de torná-lo mais atrativo e dinâmico. Cabe ressaltar que a intervenção foi realizada com recursos do projeto institucional PIBID/UNIPAMPA aprovado pelo Edital 07/2018, implementada no primeiro semestre de 2019. A intervenção foi executada em sala de aula, primeiramente foi abordado o conteúdo com os alunos, a importância da Tabela Periódica, a organização dos seus Elementos e suas Propriedades. A turma foi dividida em 4 grupos, cada grupo recebeu uma cartolina e com o auxílio do Livro Didático (Livro 9° Ciências (Física e Química) Carlos Barros e Wilson Paulino.Editora Ática) os alunos deram início ao trabalho. A atividade proporcionou aos alunos o reconhecimento dos Elementos, Grupos, Períodos e Famílias da Tabela Periódica e também noções de Medida e Cálculos o que foi de grande importância, pois houve a interação dos conteúdos da Química e da Matemática. Conclui-se, portanto, que a metodologia adotada foi significativa, pois os alunos participaram da atividade demonstrando interesse e entusiasmo, ou seja, trazer para a sala de aula atividades interativas tornam a aprendizagem mais interessante e divertida, onde o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
CORREA, D.; NASCIMENTO DE OLIVEIRA, M.; MACIEL, V.; TEIXEIRA LEÃO PERCEVAL, J.; INÊS MENEZES DE OLIVEIRA BORBA, F.; PINTO VARGAS, J. RELATO DA INTERVENÇÃO REALIZADA NO 9° ANO SOBRE A TABELA PERIÓDICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.