O USO DO LABORATÓRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Salete Santana
  • Ricardo Elias dos Santos Scholz
  • Dandara Fidelis Escoto
  • Geovana da Cruz Pereira
  • Claudia Alves Ortiz Gularte
  • Vanderlei Folmer
Rótulo Laboratórios, Ensino, Ciências, Aulas, Práticas

Resumo

As aulas práticas e as atividades experimentais representam uma importante fonte para o aprendizado, especialmente para o ensino de ciências e áreas afins. Essas atividades podem estimular o lado cognitivo do educando, levando-o a exercitar o raciocínio, testando experimentos e avaliando resultados, além de aprender a solucionar problemas. Para investigar se os alunos das escolas públicas, no ensino fundamental, estão tendo aulas práticas e experimentação no ensino de ciências propusemos este trabalho. A pesquisa foi realizada em 35 escolas, envolvendo 46 professores da área de ciências e 37 gestores, através da aplicação de um questionário qualiquantitativo com perguntas abertas e fechadas. As perguntas quantitativas deveriam ser respondidas com SIM ou NÃO e as perguntas qualitativas com POR QUÊ. Dos 46 professores entrevistados, 19 disseram não ter o espaço em suas escolas; Assim, temos 27 professores com laboratório de ciências. Destes, 3 disseram que têm somente uma sala com armário e pia, sem condições de uso; 15 disseram que o laboratório existe, mas não pode ser utilizado por diversas razões; dos que disseram que tem um bom espaço equipado para suas aulas, 3 usam regularmente e 1 afirmou que não usa por falta de hábito. Outros 2 professores estão com o laboratório em reforma 3 não responderam. Os professores relataram que, quando possível as aulas práticas e as atividades experimentais ocorrem, mesmo que de forma esporádica e em locais improvisados, como o pátio da escola e a cozinha. As vezes, até na própria sala de aula. Para os gestores, além da falta do espaço há a questão pessoal de cada professor, que opta pelo ensino teórico até pela falta de tempo em preparar as atividades práticas. Porém, quando se consegue aliar tempo e condições, as aulas ocorrem com certa frequência. As aulas práticas e as atividades experimentais, por mais simples que sejam, são importantes na formação do aluno, seja por despertar o interesse e a curiosidade pelo conhecimento científico, seja para ajudar a elucidar conceitos que aparentam certo grau de dificuldade. A pesquisa mostrou que, no que diz respeito a infraestrutura e materiais didáticos, as escolas públicas, em sua maioria, estão longe das condições adequadas. Este estudo representa uma pequena amostra da realidade educacional das aulas de Ciências e áreas afins, como Química, Física e Biologia, e os dados obtidos podem servir como alerta às autoridades e à sociedade, visto que as atuais condições de trabalho proporcionadas não estão suprindo as necessidades básicas para que os professores dessas áreas possam prover aos alunos uma boa qualidade de ensino.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTANA, S.; ELIAS DOS SANTOS SCHOLZ, R.; FIDELIS ESCOTO, D.; DA CRUZ PEREIRA, G.; ALVES ORTIZ GULARTE, C.; FOLMER, V. O USO DO LABORATÓRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.