A AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO ESCOLAR COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

  • Luísa Inda
  • Gustavo Griebler
Rótulo Ensino, Tecnologia, Avaliação

Resumo

O presente trabalho objetiva pensar uma mudança em nosso atual sistema de ensino, em especial no item avaliação. Por mais que as tecnologias da informação e da comunicação tenham se adaptado ao processo de ensino-aprendizagem, sendo utilizada como princípio, meio e fim muitas vezes, o item avaliação constitui-se ainda como algo clássico, não sofrendo muitas alterações. Em função dessa carência o trabalho busca a reformulação do atual sistema avaliativo com base em tecnologias que realmente promovam a avaliação efetiva do aluno. A pesquisa baseou-se em estudos de pesquisadores como Deller James, Hugo Fuks, Renata Cristina Nunes e Gerson Pastre de Oliveira para referenciar a literatura do assunto. Viu-se que as tecnologias da informação e comunicação podem ser um meio para que a relação entre discentes e docentes se torne mais prática, efetiva e eficaz. O estudo realizou diversas experiências para trabalhar o potencial dos alunos em avaliações não convencionais, como avaliações por meio do aplicativo Whatsapp, um jogo interativo chamado School Game e uso da plataforma Kahoot. Esses novos métodos possibilitam um diagnóstico mais profundo dos discentes e possibilita a análise de diversos aspectos que acabam se perdendo no método de avaliação tradicional. Em relatos apresentados pelos alunos, a maioria dos estudantes não se sente bem avaliado pelo método clássico de avaliação, ou seja, a prova. A maioria dos discentes disse que consegue exprimir sua capacidade totalmente em atividades não convencionais, sentindo-se mais confiantes e preparados. A partir disso é notável a necessidade de uma mudança, e com o auxílio das tecnologias da informação e da comunicação podemos ressignificar o atual método de avaliação do aprendizado.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
INDA, L.; GRIEBLER, G. A AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO ESCOLAR COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.