UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO TEOREMA DE PITÁGORAS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO À APRENDIZAGEM

  • Mariana Alves
  • Cristiano Corrêa Ferreira
  • Myllena de Sousa Carvalho
  • Vera Lucia Duarte Ferreira
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
Rótulo Teorema, Pitágoras, Ganho, Aprendizagem, Software, Geogebra

Resumo

Dentre as grandes referências que contribuíram na evolução do pensamento matemático ao longo da história da ciência temos o filósofo e matemático grego Pitágoras. Nesse sentido, de acordo com Gaspar (2003), o Teorema de Pitágoras é considerado como um dos mais úteis teoremas da geometria elementar, sendo bastante utilizado em soluções de problemas práticos relacionados a medidas, constituindo-se assim de suma importância dentro da área da Matemática. Inserido nesse cenário, este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso e tem por objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática associada ao Teorema de Pitágoras aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental no intuito de buscar evidências do ganho de aprendizagem dos estudantes. A metodologia empregada refere-se a uma abordagem quantitativa, sendo calculado o ganho de aprendizagem dos estudantes descrito Hake (2002) via uma sequência didática com a utilização do software Geogebra. Vale salientar que, o referido software possui licença livre, o que permite aos sujeitos envolvidos nos processos educacionais realizar atividades de geometria, entre outras, em qualquer nível ou modalidade de ensino. Além disso, o Geogebra apresenta uma interface de fácil acesso que não requer conhecimentos prévios de informática. Como resultados obteve-se um ganho médio de aprendizagem 51,9%, que também foi identificado durante a realização das atividades propostas, nas quais os estudantes demonstraram interesse e progresso. Para comparar o rendimento do pré e pós teste foi aplicado o teste estatístico não paramétrico de Mann-Whitney, uma vez que os dados não cumprem a suposição de normalidade, verificados via teste Shapiro Wilk (FÁVERO et al, 2009). O nível de significância pré-estabelecido foi de 5%. Ao finalizar a aplicação da Sequência Didática, pode-se concluir que através de atividades diversificadas o professor como mediador da construção de conhecimentos dos estudantes consegue obter mais sucesso tanto na relação estudante professor quanto na de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Uma sequência didática do Teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando à aprendizagem significativa HAKE, R. R. Assessment of student learning in introductory science courses. KAL Roundtable on the Future. Duke University, p. 1-3. 2002. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2019 Fávero, L. P., Belfiore, P.; Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALVES, M.; CORRÊA FERREIRA, C.; DE SOUSA CARVALHO, M.; LUCIA DUARTE FERREIRA, V.; APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO TEOREMA DE PITÁGORAS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO À APRENDIZAGEM. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.