LEVANTAMENTO DE REQUISITOS: PRINCIPIO DE CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL

  • Gustavo de Souza
  • Gleison Antônio Pires da Silva
  • Eduardo Luis Lemos
Rótulo Educação, Jogos, Educacionais, Objetos, Aprendizagem, TICS

Resumo

Atualmente, o modo tradicional de ensino, ou seja, o quadro, o caderno e a caneta demonstram-se quase insuficientes para atrair a atenção e obter a compreensão dos alunos, entretanto, para suprir essa necessidade, pode-se utilizar ferramentas alternativas. De acordo com Nunes, Herpich e Lima (2016), o aumento do uso das TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) no cenário educacional, associada ao surgimento e implementação de novos recursos tecnológicos, implicou no aumento da aplicação de diferentes propostas que possuem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Neste cenário, tem-se entre as possibilidades de ferramentas o uso de jogos educacionais. Entretanto, existem discussões sobre quais os tipos de jogos e quais características devem ser abordadas, baseado nisso, tem-se o objetivo do presento trabalho, o qual consiste na captura de requisitos sobre jogos educacionais diretamente com o público alvo, os alunos. Neste trabalho utilizou-se uma abordagem quantitativa, onde aplicou-se um questionário aos alunos dos primeiros anos do curso integrado em Administração e primeiros e segundos anos do curso integrado em Manutenção e Suporte em Informática. Obteve-se um total de 79 respostas, onde se constatou que, 78,5% dos questionados, acreditam que a utilização de jogos educacionais tende a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Quando questionados sobre o gênero do jogo educacional, dentre as opções ofertadas, os favoritos foram, Jogo de Quiz, escolhido por 26,6% dos alunos, seguida de Jogos de Estratégia, com 19% dos votos. Também se abordou quanto as matérias que os discentes possuem mais interesse que sejam abordadas no jogo, vale ressaltar que, neste questionamento, os estudantes podiam selecionar mais de uma alternativa, logo, 58,2% (46) dos discentes selecionaram a disciplina de Matemática, seguida de Física, com 57% (45) de votos e Biologia a terceira matéria mais votada, com 54,4% (43) dos votos. Os educandos, também foram questionados quanto aos atributos que consideram mais importante em um jogo educacional, sendo o mais optado a opção Rico em História, optado por 52,6% dos discentes, mostrando que os alunos preferem um jogo com um enredo base embasar o jogo e o aprendizado. Diante dos resultados da pesquisa aplicada, torna-se perceptível o interesse dos alunos quanto ao tema, demonstrando assim, a relevância da proposta e ao mesmo tempo capturando dados de preferência para trabalhos futuros.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
DE SOUZA, G.; ANTÔNIO PIRES DA SILVA, G.; LUIS LEMOS, E. LEVANTAMENTO DE REQUISITOS: PRINCIPIO DE CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.