ESTUDO SOBRE A BNCC A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ABORDAGEM CTSA

  • Daniele de Oliveira
  • Pamela Machado de Andrade
  • Edison Ademir Padilha Ouriques
  • Helena Floriano Bloss
  • Taniamara Vizzotto Chaves
Rótulo Base, Nacional, Comum, Curricular, 1, Área, Ciências, Natureza, suas, Tecnologias, 2, Enfoque, Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, 3

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino Médio, foi homologada em 2018 pelo Ministério da Educação. Este documento está sendo estudado nas escolas pelos professores das diferentes Redes de Ensino Brasileiras. O estudo sobre a BNCC tem como objetivo que os professores possam se apropriar e refletir sobre as propostas apresentadas no documento visando a implementação do mesmo num futuro próximo. A implementação pressupõe, entre outras coisas, a reorganização do currículo e das metodologias de trabalho dos professores. Neste sentido, esta pesquisa exploratória de caráter qualitativo objetiva analisar se e como a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias presente na BNCC, traz em seus pressupostos indicações que vão ao encontro de uma educação baseada na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). O movimento CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) surgiu como crítica ao modelo desenvolvimentista em decorrência do agravamento da crise ambiental ampliando o processo de exclusão social. Este movimento teve início na segunda metade do século XX na América do Norte e na Europa. A educação CTSA surge também em decorrência deste movimento e preocupa-se com a perspectiva socioambiental. A partir da abordagem CTSA busca-se compreender se o documento da BNCC apresenta preocupação quanto ao conjunto de valores que formam os cidadãos, ou seja, com a alfabetização Científica-Tecnológica no âmbito Sócio-Ambiental. Para tanto se fez necessário situar inicialmente o contexto do enfoque CTSA no Ensino da Física, verificar as possíveis contribuições da BNCC para o aprendizado de Física no Ensino Médio, e então compreender se a BNCC relaciona aspectos de CTSA para o Ensino de Física. Nas habilidades, associadas aos três tipos de competências específicas de Ciência da Natureza e suas Tecnologias pôde-se perceber que existe a preocupação com aspectos Científicos, Tecnológicos, Sociais e Ambientais. Por exemplo, a habilidade EM13CNT206 propõe justificar a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta. Ou seja, associa a sociedade com a necessidade de preservação do Ambiente, mas não há uma ênfase sobre a possibilidade de as ações humanas apresentarem relações com a Ciência e a Tecnologia num sentido mais amplo. Percebe-se a preocupação em que os jovens consigam resolver problemas cotidianos da vida contemporânea. Entretanto não fica exposto de forma clara a preocupação com o jovem desenvolver a alfabetização científica e tecnológica que auxilie na construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários para a tomada de decisões, nem a perspectiva de responsabilização da ciência e da tecnologia pelas questões sócio-ambientais deixando a entender que a ciência e a tecnologia são neutras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
DE OLIVEIRA, D.; MACHADO DE ANDRADE, P.; ADEMIR PADILHA OURIQUES, E.; FLORIANO BLOSS, H.; VIZZOTTO CHAVES, T. ESTUDO SOBRE A BNCC A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ABORDAGEM CTSA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.