PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ESPORTE RUGBY

  • Manuella Silva
  • Phillip Vilanova Ilha
Rótulo Rugby, Educação, Física, Esporte

Resumo

O Rugby é uma modalidade esportiva que pode ser classificada como coletiva, competitiva, cooperativa, de invasão e com afrontamento entre os jogadores. Esse esporte em si se torna bastante completo, quando comparado a outros esportes, pois há quedas proporcionadas pelo adversário, chutes, disputas de bolas no ar, corridas, exige força e linhas de ataque. Porém, como é pouco conhecido e disseminado no Brasil, pode sofrer de prejulgamentos remetidos a agressividade e violência. Por isso o presente trabalho, caracterizado como projeto de pesquisa, teve como objetivo de analisar a percepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sobre o esporte Rugby e sua possível inserção nas escolas de educação básica. Participaram da pesquisa 20 acadêmicos de Educação Física da UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com quatro perguntas, duas fechadas e duas abertas. Para análise das questões fechadas empregou-se a estatística descritiva (frequência relativa) e a para as questões abertas a análise de conteúdo. As questões versaram sobre o conhecimento e ideia sobre o Rugby e a possibilidade de inserção dessa modalidade esportiva no ambiente escolar. Os resultados apontaram que a totalidade dos acadêmicos conhecem o Rugby e 70% o conheceu na Universidade, já 30% deve seu primeiro contato nas redes sociais. Quando questionados sobre o seu primeiro pensamento em relação ao Rugby constatou-se que 40% apresentaram representações de que o Rugby não é só um esporte de contato físico, mas, também, de agilidade e 60% representaram como um esporte de grande contato, mas, com grande respeito e hombridade. A integralidade dos acadêmicos afirmam acreditar ser possível e benéfico inserir o Rugby na educação básica de ensino, devido a socialização entre os alunos, pois um jogador depende do outro para obter sucesso dentro do jogo, fazendo com que os que alunos que não tinham hábitos de participação nas aulas, passem a ser incluídos dentro dos jogos e na vida escolar. Tendo em vista os aspectos observados na pesquisa, conclui-se que os acadêmicos não possuem a visão estereotipada do Rugby, mas sim, como uma ferramenta de inclusão, de ensinar e exercitar valores básicos de convivência em sociedade, dentro da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, M.; VILANOVA ILHA, P. PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ESPORTE RUGBY. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.