AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Caroline Fialho
  • Danielly Vitória de Abreu Cipriano
  • Rafaela Gonçalves Bellizano
  • Johny Soares Nunes
  • Phillip Vilanova Ilha
  • Laura Mendes Rodrigues Fumagalli
Rótulo Educação, Avaliação, Física

Resumo

A avaliação na Educação Física deve servir para problematizar a ação pedagógica e não atribuir conceito ao aluno pelos conhecimentos e habilidade físicas. É necessário que a avaliação seja contínua, mediadora, processual e refletida de forma ampla, através de diferentes conhecimentos corporais, habilidades físicas e na formação do cidadão crítico-reflexivo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como é realizada a avaliação na disciplina de Educação Física escolar. Caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa, foi realizada com 11 professores de Educação Física Escolar (8 da rede pública, 3 da rede privada), dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de verificar o perfil de atuação profissional, procedimentos adotados e critérios estabelecidos para avaliação das aulas de Educação Física. Para análise do questionário empregou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, enfatiza-se que dos professores participantes do estudo 41% atuam no ensino fundamental, 7% atuam exclusivamente no ensino médio e 52% dos professores lecionam concomitantemente para o ensino fundamental e médio, tendo neste caso experiência em ambas. Quanto ao modo de avaliar, 92% dos professores realizam seu processo avaliativo através de notas, 4% através de conceitos e 4% através de parecer descritivo; 70% avaliam diariamente seus alunos e 30% avaliam somente no final do trimestre; 63% dos docentes afirmam que os alunos participam do processo de construção da sua avaliação, 19% relatam que às vezes seus alunos participam, dando sugestões ou através de autoavaliações e 18% expõem que estes não participam, apenas realizam as avaliações propostas. Sobre os principais aspectos avaliativos, 55% dos professores citaram os aspectos ligados a frequência, seguido de disciplina e participação. Tais dados demonstram a importância de reuniões, discussões e formações sobre este assunto, que influencia diretamente o aluno e o processo de ensino- aprendizagem, de modo que seja melhor discutido e aprimorado. Com isso esta pesquisa serve de base para estudos mais aprofundados sobre a temática abordada com o propósito de gerar maiores reflexões acerca das metodologias e critérios de avaliação utilizados nas aulas de Educação Física escolar, para que o professor possa refletir sobre o que avaliar e para quê avaliar, de modo que seus instrumentos avaliativos tornem-se um recurso de sucesso das atividades educativas.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
FIALHO, C.; VITÓRIA DE ABREU CIPRIANO, D.; GONÇALVES BELLIZANO, R.; SOARES NUNES, J.; VILANOVA ILHA, P.; MENDES RODRIGUES FUMAGALLI, L. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.