INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Pablo Perez
  • Franck Maciel Peçanha
  • Janaina Piagette
  • Giulia Alessandra Wiggers Pecanha
  • Jose Eudes Gomes Pinheiro Junior
Rótulo ensino, médio, iniciação, científica, universidade, processo, ensino-aprendizagem

Resumo

i) introdução: A iniciação científica no ensino médio representa uma ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem. O estudante tem sua formação em sala de aula potencializada pela vivência prática em laboratório, desenvolvendo observação crítica-reflexiva nos aspectos biopsicossociais, éticos e humanos, além de proporcionar o despertar vocacional; ii) objetivo: relatar as experiências de um bolsista de iniciação científica do ensino médio (PIBIC-EM) e correlacionar com conhecimentos adquiridos com os de sala de aula; iii) material e métodos: Trata-se de relato de experiência de um aluno de Iniciação Científica Júnior do Instituto Estadual Paulo Freire ligado ao projeto Efeito do hidrolisado de clara de ovo como possível protetor das alterações nos sistemas cardiovascular e reprodutor promovidas pela exposição ao Cloreto de Cádmio em ratos no laboratório de Fisiologia Cardiovascular da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana (CEUA UNIPAMPA: 13/2019); iv) resultados e discussão: Foram adquiridas habilidades de rotina no laboratório de Fisiologia Cardiovascular como preparo de soluções e amostras, análises bioquímicas, participação em reuniões organizacionais, elaboração de tutoriais e organização de Workshop para alunos de ensino médio e a padronização de técnicas entre os meses de julho e setembro de 2019. Dentre as técnicas desenvolvidas, a padronização da técnica promoveu uma maior compreensão sobre mecanismos biomoleculares e o entendimento de todas as etapas para execução da mesma, desde o preparo das amostras até a análises das lâminas que demonstraram que o co-tratamento com hidrolisado de clara de ovo reduziu a inflamação (prostanóides derivados da COX-2) em seguimentos de artérias aorta e mesentérica; v) conclusão a participação do estudante de ensino médio em projetos de pesquisa favorece a formação de indivíduos reflexivos, transformadores e comprometidos com o desenvolvimento científico e social. A bolsas de iniciação científica configuram como um recurso importante na formação de recursos humanos. Palavras-chave: ensino médio; iniciação científica; universidade; processo ensino-aprendizagem.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREZ, P.; MACIEL PEÇANHA, F.; PIAGETTE, J.; ALESSANDRA WIGGERS PECANHA, G.; EUDES GOMES PINHEIRO JUNIOR, J. INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.