PAINÉIS TÁTEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Amanda de Abreu
  • Renato Padilha Santana
  • Raquel Ruppenthal
Rótulo Invertebrados, Deficiência, Visual, Sensorial

Resumo

Tornar acessível algo que muitas vezes parece tão complexo, quase sempre se mostra uma tarefa difícil. Entretanto se considerarmos que tudo pode mostrar-se diferente, basta que tenhamos criatividade para colocar em prática nossas ideias. Ampliando nossas possibilidades através de métodos alternativos e dinâmicos capazes de levarem a todos diversas informações que possam estar adequadas as necessidades de determinados públicos. Com base nisso, o objetivo do trabalho busca apresentar um recurso para tornar a biologia acessível para todos, inclusive alunos com deficiência visual. O recurso também poderá de despertar a curiosidade dos alunos e auxiliar na compreensão dos conteúdos relacionados aos invertebrados. O referido trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, na Universidade Federal do Pampa no município de Uruguaiana/RS, a partir da ideia de dois acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências da Natureza visando oportunizar aos alunos com deficiência visual, uma biologia acessível e diferenciada, que poderá ser aplicada tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica como um recurso didático. Os painéis táteis são uma maneira de levar o conhecimento adiante, através da utilização de relevos e texturas para representar imagens e figuras, ampliando as possibilidades de compreensão. O painel sensorial pode ser aplicado nos diversos conceitos de biologia, especialmente nos conteúdos de zoologia dos invertebrados. No entanto também pode ser aplicado em outras áreas das ciências, como, por exemplo, em química é possível aplicar o painel tátil para representar os compostos orgânicos e inorgânicos, demonstrar estruturas espaciais de hidrocarbonetos e estruturas carbônicas bem como realizar a representação tridimensional de moléculas orgânicas. Considerado a física, é possível através dos painéis, ilustrar conteúdos relativos a mecânica de fluídos e os gráficos que representam as grandezas físicas. Assim, esta ideia, busca contribuir com a expansão do conhecimento desses alunos, visando sua integração e inclusão durante as aulas. Desenvolver ideias criativas que proporcionem a quem necessita de recursos diferenciados para seu processo de ensino aprendizagem, tem extrema relevância, pois explorar-se a pluralidade metodológica e de recursos, possibilitando atingir muitos públicos. No entanto para que isso aconteça, é necessário refletir o que está faltando e o que podemos contribuir na ampliação de aplicação destas práticas. Afinal, nada é tão complexo que não possa ser adaptado para se incluir um aluno com deficiência visual. Tem-se como perspectivas a partir desse relato, produzir e aplicar diversos painéis táteis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
DE ABREU, A.; PADILHA SANTANA, R.; RUPPENTHAL, R. PAINÉIS TÁTEIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.