USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR

  • Matheus Echevarria
  • Ramão Junior Strauss Turra
  • Claudio Becker
Rótulo Tecnologias, Informação, Comunicação, Agricultura, Familiar, Comercialização, Produtos, Orgânicos

Resumo

A utilização da tecnologia no meio rural geralmente é associada às questões de maquinários e grandes produções. Porém, nos últimos anos, com o a evolução e o aumento do alcance da internet nas zonas rurais junto ao acesso mais fácil a smartphones e computadores, diversos agricultores familiares encontraram no uso destes uma forma de comercializar seus produtos, gerando renda, diminuindo custos e podendo alcançar mercados que em outros tempos estavam muito distantes. Segundo Affonso, Hashimoto e Santana (2015), a utilização das tecnologias da informação e comunicação pode potencializar as atividades da agricultura familiar. Como principal motivo dessa afirmação se pode citar a facilidade para disseminar e buscar informações, além de ser um importante instrumento de comunicação. O uso dos aplicativos voltados para o meio rural também contribui para isso, principalmente servindo como fator de competitividade entre os produtores. De acordo com Ferrari (2011), os agricultores familiares vêm encontrando maneiras de se inserir de modo autônomo nas cadeias agroalimentares, construindo novos mercados, encontrando sua posição a partir de novas inciativas com base na diferenciação de seus produtos, levando em conta o modo de fazer ou os fatores culturais e regionais. Compreender os motivos pelos quais os agricultores familiares estão fazendo a comercialização por meio das TIC e analisar como é feita a gestão destas por parte dos produtores. A pesquisa ocorreu durante os meses de março e setembro do ano de 2019 onde foram realizadas coletas de dados por meio de entrevistas e estudos de caso com agricultores familiares locais, gerando dados qualiquantitativos. Foram entrevistadas quatro famílias de agricultores que fazem uso das TIC para comercializar seus produtos orgânicos, onde há um aplicativo de comercialização, dois que utilizam aplicativo de troca de mensagens e um que vende por meio de uma rede social. Conforme cada caso, foi possível avaliar como era feita a gestão e em suas diferentes maneiras, analisar as relações entre produtores e também com seus consumidores. A facilidade de acesso por parte dos consumidores e o crescimento da procura pelos produtos orgânicos pela sociedade atual, tudo isso aliado à qualidade dos produtos entregues contribuiu para que os agricultores familiares fossem inseridos no mercado sem dificuldade. É perceptível que o uso das TIC, além de aproximar a população rural e urbana, transformou os alimentos mais saudáveis, produzidos de forma agroecológica, em algo acessível a todos.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
ECHEVARRIA, M.; JUNIOR STRAUSS TURRA, R.; BECKER, C. USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.