EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

  • Patrícia Garcia
  • Fábio Josende Paz
Rótulo Educação, Pcd, Universidade

Resumo

A área da Educação Inclusiva tem modificado as concepções sobre a universidade, e consequentemente mudado as formas de gestão e pedagogias escolares no Brasil. Dessa forma é importante descrever como é o processo de aprendizagem de um aluno PcD (Pessoa com Deficiência) na universidade. O termo PcD é uma sigla que significa (Pessoa com Deficiência). É utilizado para se referir às pessoas que possuem algum tipo de limitação permanente, como por exemplo, pessoas com deficiência visual, auditiva, física ou intelectual. A nomenclatura atual PcD foi adotada a partir da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas, em 2006, desde então, convencionou-se que, ao referirmos a estas pessoas devemos utilizar este termo. É nesse eixo que visa o respeito as diferenças e as diversidades. A proposta do eixo articulador Educação Inclusiva foi delineada com o objetivo de promover uma reflexão acerca da forma de ensino aos PcDs se o ambiente no qual estudam atendem as necessidades básicas, tem acessibilidade, e principalmente como é a forma de aprendizagem destes alunos. A metodologia deste estudo foi baseada em uma pesquisa descritiva e exploratória sendo possível observar dentro da sala de aula como é transmitido o conteúdo ao aluno, a forma de compreensão e resolução de atividades propostas, sua comunicação com colegas e professores, e integração com eles. Cujo este PcD é acadêmico do Curso de Sistemas de Informação da Universidade da Região da Campanha URCAMP que possuí autismo. Com a presente pesquisa, foi possível observar aspectos importantes sobre a personalidade deste aluno, seu nível de inteligência, sua personalidade, como se comporta sozinho e acompanhado de seus colegas e como reage a questionamentos e a execução de tarefas simples no ambiente educacional. Outro fator observado em relação aos professores é que o ensino é fornecido de forma igualitária para todos os alunos, não tendo nenhuma distinção e exclusão a este aluno PcD, muito pelo contrário o aluno interage ativamente com seu grupo de estudo, executa suas atividades, e atentava-se a todas as explicações fornecidas pelos professores. Conclui-se que a inserção de PcDs é cada vez mais comum no ambiente universitário e que a Educação Inclusiva contribui na melhoria nas técnicas de ensino, e na construção de um sistema inclusivo, diversificado e plural.

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Publicado
2020-03-03
Como Citar
GARCIA, P.; JOSENDE PAZ, F. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 3 mar. 2020.