EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR
Rótulo
Educação, Ambiental, Horta, Escola, Interdisciplinaridade, Preservação
Resumo
O presente trabalho faz parte do estudo de pesquisa do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. A pesquisa trata da educação ambiental e da realização de uma horta escolar que foi implantada como projeto de intervenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil em Pedras Altas/RS, que teve como guia a educação ambiental como uma reflexão necessária, especialmente, nesse período pós-pandemia COVID-19. Acredita-se que a educação ambiental enquanto práxis sociais é um processo em construção de uma sociedade pautada por novos patamares civilizatórios e societários, neste sentido, as instituições de ensino são espaços fundamentais de discussões, de troca de experiências e de promoção de reflexões sobre novos valores e construção de conceitos e significados. Ressalta-se que a Lei n° 9.785 da Política Nacional de Educação Ambiental de 27 de abril de 1999, traz a obrigatoriedade da Educação Ambiental, em seu 2° artigo, estabelece que esse tema deva ser um componente curricular essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Dessa forma, urge construir uma cultura ecológica e sustentável apoiada na discussão constante da educação ambiental em todas as áreas do conhecimento e nos diversos níveis de formação da educação. Nesse sentido, a educação como elemento de transformação social, onde este fazer provoca mudanças nas atividades individuais e coletivas, nas ações humanas globais e locais, econômicas e culturais. A abordagem desse tema objetiva a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs em vista da sustentabilidade. Desta maneira, esse estudo teve como objetivos específicos: Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas e técnicas de proteção da estrutura do solo; aguçar a observação como meio para levantar hipóteses e solucionar problemas; estimular a adoção de bons hábitos alimentares, semeando a alimentação saudável; proporcionar aos professores uma reflexão sobre práticas interdisciplinares onde utilizem o espaço da horta como laboratório de construção do conhecimento. A metodologia de pesquisa é bibliográfica, utilizando da abordagem dialética reflexiva para a compreensão da problemática socioambiental contemporânea, e como esses temas podem ser inseridos nas várias áreas do conhecimento. Resultados mostraram que a interdisciplinaridade ligada diretamente às atividades na horta escolar e a realização de atividades em diversas áreas do conhecimento proporcionou uma troca de conhecimentos satisfatória entre os envolvidos no projeto em questão, onde se abordou os temas que foram trabalhados nas várias áreas do conhecimento, a saber: na língua espanhola e língua inglesa, estudo das leguminosas em suas respectivas línguas; em história, os alunos fizeram uma pesquisa sobre a origem do funcho e a sua chegada no Brasil e interdisciplinarmente ligada à disciplina de artes, os alunos fizeram desenhos representando o funcho; na geografia enaltece a ideia de resultados no sentido do clima e épocas específicas emque se deu o plantio oportunizando o sucesso na produção; nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os professores trabalharam a importância da preservação dos recursos naturais e a noção de sustentabilidade ambiental; em Ciências foi trabalhado o uso das plantas medicinais como fonte alternativa no tratamento de enfermidades, entre vários outros que poderão surgir no entrelaçamento dos professores, acredita-se que outras relações podem surgir na medida em que a interdisciplinaridade fomenta uma reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem. Por fim, conclui-se que a educação ambiental correlacionada à interdisciplinaridade da horta escolar possibilitou construir uma ideia que desmistifica a sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. Nesta perspectiva promoveu-se mudanças de valores, hábitos e atitudes com a participação ativa de estudantes, professores e equipe pedagógica da escola, que terão a missão de reproduzir essas práticas para a comunidade em geral.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
ANTONIO SIQUEIRA BARCELOS, M.; MARCAL DA ROCHA, J. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos