DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL: O IFFAR CAMPUS SÃO BORJA COMO ALVO DESTE ESTUDO

  • Helena Floriano Bloss
  • Maria Luisa da Costa Radons
  • Michele Barros de Deus Chuquel da Silva
  • Caroline Côrtes Lacerda
Rótulo Planejamento, ambiental, Instituição, pública, Objetivos, Desenvolvimento, Sustentável

Resumo

O projeto aqui descrito está de acordo com o CEP, e recebe o número de protocolo 45902621.8.0000.5574. Diante da nossa atual realidade, a Organização das Nações Unidas e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Esses objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade. Diante da importância e necessidade de trabalhar com temas sustentáveis nas instituições de ensino e ancorados nos pressupostos da Agenda Ambiental na Administração Pública, busca-se conhecer o IFFar campus São Borja nos aspectos sustentáveis e promover a sensibilização da comunidade no que se refere às questões ambientais com vistas à uma formação voltada para a cidadania. Por isso, este trabalho objetivou realizar um diagnóstico socioambiental na instituição, para implementar ações de educação ambiental em todos os seus segmentos. O trabalho aborda uma pesquisa-ação, quali-quantitativa de abordagem exploratória. Teve como técnica a utilização de um questionário aplicado à comunidade acadêmica do IFFar. Este foi elaborado visando identificar aspectos sociais, ambientais e econômicos em relação à sustentabilidade nos setores da instituição e aplicado aos servidores e alunos. Diante disso, para a elaboração dos questionários as questões foram pautadas em quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que se encaixam na perspectiva de um diagnóstico institucional, são eles: 3) Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos; 4) Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; 6)Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos e o 12) Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. As questões foram adequadas em função das atividades desenvolvidas por cada segmento. Utilizamos o Google forms para a elaboração dos questionários e aplicamos o instrumento por meio de um link com as questões enviadas para cada coordenador de setor e um link com questões específicas para os servidores e outro para os alunos. Os setores do ensino comporam nove instrumentos, distribuídos para os coordenadores responderem junto com suas equipes da biblioteca; direção de ensino; gastronomia; moradia estudantil; assistência estudantil; setor de assessoria pedagógica; refeitório, registros acadêmicos e saúde. Os setores administrativos compuseram dez equipes, sendo elas: direção de administração; direção de planejamento e desenvolvimento institucional; direção de pesquisa, extensão e produção; direção geral; gabinete; almoxarifado; infraestrutura; financeiro; e tecnologia da informação. Além desses, foram enviados questionários para os alunos e para os servidores, sendo as questões, em todos os instrumentos, organizadas em blocos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mencionados e cada público. Neste momento, os questionários estão em processo inicial de análise dos dados. Sendo organizados por meio de planilhas eletrônicas e gráficos. Nesta organização inicial percebeu-se que o questionário aplicado aos discentes não atingiu o número mínimo adequado conforme seu número do universo de pesquisa, este portanto deverá ser iniciado novamente para coletar mais amostras. Com relação aos questionários aplicados aos servidores este por sua vez obteve 46 respostas, portanto atingiu o número desejado e está em fase de tabulação das respostas. Na sequência utilizará a análise textual discursiva para as análises dos dados coletados e distribuição em categorias. Esta pesquisa busca trazer benefícios à comunidade acadêmica, pois sensibiliza servidores, alunos, terceirizados e seus familiares em relação às questões socioambientais. Através de práticas ambientais na Instituição, outras instituições públicas poderão desenvolver projetos voltados à educação ambiental, tendo em vista que esta pesquisa busca suprimir falhas da comunidade acadêmica junto aos preceitos sustentáveis, atitudinais que visam à economia de gastos públicos, bem como a saúde de todos para as atuais e futuras gerações.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
FLORIANO BLOSS, H.; LUISA DA COSTA RADONS, M.; BARROS DE DEUS CHUQUEL DA SILVA, M.; CÔRTES LACERDA, C. DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL: O IFFAR CAMPUS SÃO BORJA COMO ALVO DESTE ESTUDO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.